5 dicas para aproveitar bem o espaço do seu escritório
Um escritório é um espaço dinâmico por natureza. A todo momento, pessoas e objetos transitam por todos os lugares para resolver suas tarefas. O desafio dos arquitetos e designers de interiores sempre foi aproveitar ao máximo cada centímetro para tornar o ambiente funcional, agradável e belo.
Mas nem sempre há espaço suficiente para o projeto ideal. Então, é hora de otimizar a metragem da sala comercial para transformá-la em um escritório no qual os profissionais rendam o máximo possível.
Neste artigo, reunimos 5 dicas de aproveitamento de espaço para escritórios montados em salas comerciais de pequeno porte. Aproveite a leitura e se inspire.
1. Explore a verticalidade
Do piso ao teto, tudo é espaço aproveitável. Ao verticalizar algumas partes do escritório, é possível diminuir a ociosidade de alguns lugares. Prateleiras e armários suspensos podem ser bem funcionais, servindo como suporte para documentos e equipamentos. Mas olhe para baixo também. O vão embaixo das mesas pode abrigar lockers ou arquivos mortos, para guardar objetos pouco usados no dia a dia.
Apenas um alerta: não exagerar. Deixe espaço para ventilação, respiro das paredes e conforto visual.
2. Use móveis sob medida
O poder da trena é o seu maior aliado. O mobiliário sob medida permite ajustar a movelaria ao ambiente. Logo, um projeto personalizado trará móveis que ocupam melhor o espaço do escritório, com a vantagem de ser do jeito que agrada o proprietário. Mas, claro, isso exige um planejamento maior e o trabalho de um arquiteto ou designer de interiores.
Escritórios bem planejados, com móveis sob medida, acabam virando referência de estilo. Mas sua grande vantagem é o aproveitamento máximo dos espaços do imóvel.
3. Invista na iluminação
A boa luminosidade é o que nos mostra o potencial de um ambiente. E, da mesma forma, a falta dela esconde alguns probleminhas que surgem no dia a dia. Acúmulo de materiais desnecessários e descartes que não são feitos periodicamente podem ficar escondidos em áreas mal iluminadas do escritório. É o famoso “cantinho”, para onde vão as coisas indesejadas.
Um ambiente com boa iluminação central e em pontos específicos convidam o profissional a visualizar a totalidade do escritório, contribuindo para a sua manutenção. É um estímulo visual que não deixa espaços escuros subutilizados.
4. Seja organizado
Se a sala comercial tem pouco espaço para o escritório, não é muito inteligente dividi-lo com a bagunça. Portanto, organização é uma peça-chave na otimização de espaços de escritório. Aí vale criar uma cultura da organização periódica, que pode vir com processos bem amarrados, etiquetagem de documentos e pastas, sinalização por toda a parte e outros artifícios.
Uma dica é fazer uma limpeza todo dia, incentivando os profissionais do escritório a organizarem suas estações de trabalho ao fim do expediente.
5. Cresça para fora
Por vezes, a atividade empresarial gera uma grande quantidade de arquivo e materiais que precisam ser guardados. Isso não significa que é hora de se mudar para um lugar mais amplo. Esta parte pouco utilizada do escritório é quem deve sair. Uma dica é transpô-la para armazéns self storage. Eles estão se popularizando nas grandes cidades e podem ser uma solução.
Isso gera um custo, claro. Mas muito menor do que o de uma mudança e do aluguel de um espaço maior.
Imóveis pequenos exigem criatividade e planejamento para melhor aproveitar os espaços disponíveis. Invista nisso para que o ambiente seja um aliado do seu escritório.