Alugar uma sala comercial: o que você precisa saber

Optar por um imóvel para instalar um negócio é uma ação que gera muitas dúvidas. Alugar uma sala comercial é uma decisão que necessita de muitas certezas, afinal a sala precisa estar altamente conectada com o funcionamento do empreendimento.

Alugar uma sala comercial, portanto, é um passo a ser dado com cautela, valendo-se de uma pesquisa minuciosa e com a ajuda de profissionais especialistas que auxiliem na procura e no processo de escolha.

Desenvolvemos este artigo com os principais pontos a serem observados nesse processo. Aproveite a leitura.

A escolha

A dinâmica do mundo corporativo faz as incorporadoras construírem salas comercias de diferentes tamanhos e formatos. Portanto, uma cidade está repleta de opções, com as mais diversas configurações. A escolha do sala mais adequada precisa levar em conta alguns fatores para ser a mais acertada.

Dois deles são fundamentais: localização e tamanho. A empresa precisa estar em um local estratégico para o desenrolar de suas atividades e estar instalada em um imóvel que comporte, com conforto e segurança, toda a sua estrutura. Delinear esses pontos é o direcionamento básico para fazer a melhor escolha.

Isto posto, é necessário diferenciar os imóveis por sua estrutura, os serviços que oferecem, as oportunidades do entorno, a tecnologia que oferece e os demais diferenciais. Essas informações serão a base para o comparativo.

A comparação

Fazer a comparação de imóveis nem sempre é fácil. Afinal, eles podem ter características semelhantes, mas muitas outras são bem distintas. É preciso muita atenção no que comparar para alugar uma sala comercial que mais se aproxime das necessidades da empresa.

A dica é estabelecer as prioridades. Por exemplo, o edifício empresarial ter uma estrutura de telecomunicações instalada ou um layout que permita a mudança com pouca reforma. Esses aspectos impactam no custo da mudança e do dia a dia e precisam ser analisados com cuidado.

A negociação

Neste momento, o empresário, médico ou advogado precisa ser bem estratégico. Estamos falando de dinheiro, mas não apenas do valor do aluguel. Este, diga-se, deve estar dentro da realidade de mercado, e o seu processo de pesquisa já ajudou a estabelecer um patamar. Aí hora de  usar a habilidade e a ajuda de um corretor para encontrar um valor bom para as duas partes.

Mas na negociação também cabem outras coisas. É desejável conseguir um período de carência com o proprietário (o que já é uma economia), mas sobretudo negociar o contrato. Nele, estarão dispostos os deveres e direitos das partes.

A atenção especial está na multa rescisória. O empreendedor precisa projetar seu negócio, para saber se o imóvel o comportará no longo prazo, se é possível expandir, reformar ou mesmo sua manutenção no ponto, que pode ser estratégica. Tudo isso precisa ser considerado para se alugar uma sala comercial.

A documentação

Não menos importante é saber a situação legal do imóvel. Um imóvel irregular junto às autoridades pode ser um pesadelo para uma empresa. Portanto, não custa nada investir um tempo levantando a sua situação.

No caso, o Habite-se do imóvel precisa estar concedido, como também a vistoria do corpo de bombeiros. Outro documento importante da relação da empresa com o imóvel é o alvará de funcionamento, que é concedido pela prefeitura.

Documentações são necessárias para garantir a segurança das transações e dos imóveis, que receberão pessoas. Elas não podem ser um entrave na hora de alugar uma sala comercial, por isso é preciso estar atento a elas antes de fechar o negócio.

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