Como escolher uma sala comercial para o seu negócio
Todo empreendedor passa em algum momento pelo desafio de escolher uma sala comercial para instalar o seu negócio. É uma decisão estratégica que terá impacto em todo o desenvolvimento das atividades empresariais. Por isso, merece toda a atenção.
Uma cidade é repleta de pontos comerciais disponíveis. Mas, como se sabe, cada um representa um potencial diferente do ponto de vista empresarial. É preciso saber diferenciar para fazer a melhor escolha. Analisar, verificar, comparar são verbos usados na criação de critérios para que a sala comercial reflita o que é o negócio.
O local importa
A localização é talvez o primeiro critério na hora de escolher uma sala comercial. Por mais que a análise seja feita de forma empírica, determinar o local é um dos fundamentos do marketing. E o marketing tem de estar presente em qualquer empreendimento.
A escolha da localidades — seja bairro, cidade e até rua — precisa considerar o acesso do público, a infraestrutura necessária ao negócio, as facilidades logísticas entre outros. Um ponto comercial valorizado é o que agrega a maior parte desses itens.
A localização é a praça onde o negócio se instalará e desenvolverá atividades comerciais. A praça é um lugar de procura, para ondem fluem as oportunidades de mercado. Uma vez determinada, é hora de saber como escolher uma sala comercial dentro dela.
Critérios para escolher uma sala comercial
São muitos os itens a se considerar para escolher o local para abrir uma empresa. Nada pode ser simplificado, afinal, trata-se de uma decisão altamente estratégica. Contudo, podemos estabelecer alguns pontos cruciais para tornar o processo mais seguro e analítico.
Abaixo, uma lista de critérios para análise e tomada de decisão sobre como escolher uma sala comercial.
Concorrência
A existência de empresas concorrentes nas redondezas ou no mesmo edifício empresarial pode ser um ponto positivo. O lugar vira polo de atração de público, em vez de isolar a empresa ou escritório em uma região. Uma empresa solitária pode não ser lembrada pelo público na hora do consumo por não estar localizada em um ponto estratégico.
Infraestrutura
Uma sala comercial é mais do que um espaço, é uma centro para a indução de negócios. Ela deve conter tudo o que a empresa, escritório ou consultório precisam para funcionar plenamente. Desde segurança, passando por estrutura de telecomunicações até serviços de apoio. Nesse sentido, os edifícios empresariais oferecem grandes vantagens.
Perfil do público
Sim, este é um critério para escolher uma sala comercial. O público frequentador de uma localidade é o potencial cliente de todas as empresas ali instaladas. Por isso, é estratégico estar próximo de empresas cujo público tenha um perfil de consumo e de interesses similares.
Comparação de locais
Em algumas ocasiões, salas comerciais podem oferecer situações muito similares, dificultando a escolha. Nestes casso, é necessário fazer uma comparação direta, item a item, dos estabelecimentos. Aí cabe ao empresário determinar o que é mais importante para o negócio na escolha do sala comercial. Com esses critérios levantados, a comparação vai mostrar que caminho seguir com mais segurança.
Análise do imóvel
Nesta hora, o trabalho do consultor imobiliário é fundamental. O ponto comercial, além de agregar tantos itens, precisa estar legalizado e em condições de abrigar a empresa. Aí entram as certidões das autoridades e o desenvolvimento de um contrato que contemple os interesses da empresa, além de todo o processo de negociação de valores.
Não tenha dúvidas de que a escolha de uma sala comercial é uma das decisões mais importantes para a abertura da sua empresa. Selecionar o local com critérios e seguro do que ele pode dar ao negócio são o norte desta importante etapa.
Se você acha que este artigo pode esclarecer as dúvidas de mais pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais.