Comprar ou alugar um imóvel para uma empresa nova?
Muitos são os desafios de um empreendedor ao decidir montar um negócio. Mas, uma vez aberto, é preciso lidar com a realidade de todos os atributos necessários para a realização do trabalho da empresa. Um deles é o imóvel onde ela será instalada.
Uma das dúvidas mais essenciais: é mais vantajoso comprar ou alugar um imóvel para uma empresa recém-aberta? A resposta é complexa e deve levar em conta diversos fatores que influenciam a condução do negócio.
Comprar ou alugar um imóvel é uma questão que precisa ser amadurecida, sob pena de prejudicar a empresa se a decisão for tomada de forma equivocada. Vamos entender melhor esse processo.
Comprar ou alugar um imóvel?
Partindo desse princípio, comprar e alugar um imóvel não são situações antagônicas. Elas representam opções que o mercado dá a empresários e profissionais liberais para terem um espaço para a instalação de suas empresas. Dessa forma, um não significa a exclusão do outro.
A busca deve ser, primeiramente, pelo imóvel ideal para instalar o seu negócio. Algum que ofereça uma localização estratégica, estrutura profissional e seja cercado de serviços que tragam facilidades e comodidades. Isso tudo, claro, ajuda a atrair o público.
Um corretor de imóveis qualificado é importante nesse processo de busca. Ele saberá analisar as variáveis do mercado e as necessidades do seu cliente, direcionando para imóveis com potencial tanto de aluguel quanto de compra. Com essa ajuda, o processo de escolha da sede da empresa pode ser abreviado e otimizado.
Fatores decisórios
Para você analisar melhor a pertinência de comprar ou alugar um imóvel para sua empresa recém-criada, alguns fatores devem ser considerados. A escolha final, além das possibilidades oferecidas pelo mercado imobiliário, estará no balanço desses itens, que indicará a melhor solução para o seu negócio.
- Liquidez
A compra de um imóvel, invariavelmente, representa o desprendimento de um montante considerável. Jamais será uma perda, uma vez que ele entra na relação de bens da empresa. Contudo, o uso do dinheiro pode representar a descapitalização da empresa, que terá uma posição um pouco mais frágil para agir no mercado.
Como é uma empresa entrante no mercado, em processo de amadurecimento, é importante ter dinheiro em caixa para o capital de giro. A liquidez pode ser um ponto chave entre a compra e o aluguel de um imóvel comercial.
- Custos operacionais
Ao investir em uma sala comercial ou imóvel, é preciso entender como essa conta entrará nos custos correntes. Já vimos que a compra pode levar à descapitalização. O aluguel, por sua vez, pode levar a um considerável custo operacional.
Esses custos dependem muito da natureza da empresa. No varejo, por exemplo, o imóvel é o ponto de venda, o lugar onde os consumidores vão para transferir seu dinheiro para a companhia por meio da compra de produtos. Tudo o que a empresa precisa, nesse caso, é estabilidade e longevidade no uso do imóvel, algo bem mais possível com um imóvel próprio.
Por outro lado, ao alugar imóveis a empresa tem mais flexibilidade para romper o contrato caso o cenário mude e seja necessário diminuir custos. O local não foi propício para negócios?, a empresa mudou a estratégia de mercado?, houve contração nos negócios?, etc. tudo isso conspira para uma mudança, que é mais rápido com o aluguel do imóvel.
De toda forma, a depender do tipo de negócio, a despesa com o imóvel pode ser o maior custo de funcionamento da empresa. Dessa forma, é crítico saber como encaixar o peso do aluguel nas despesas correntes.
- Flexibilidade
Esse é um ponto que pressupõe planejamento. Empresas modernas, seja qual for o ramo, necessitam de flexibilidade. Inclusive em relação ao seu espaço operacional. Um consultório médico, por exemplo, pode ser o ponto de partida para a criação de uma clínica especializada. Da mesma forma, um escritório de advocacia, que adquire know-how em um segmento, pode ser ver obrigado a expandir sua estrutura para atender clientes maiores.
Saber projetar o futuro da empresa pode ser determinante na hora de escolher comprar ou alugar um imóvel. Crescimentos acelerados, como o de startups, necessitam de flexibilidade para aumentar o espaço ou se mudar para abarcar os novos desafios do mercado. A compra amarra o empreendedor ao imóvel, mas lhe dá poder de decisão. O aluguel dá a possibilidade de sair, mas muda toda a dinâmica local da empresa.
Como podemos perceber, decidir comprar ou alugar um imóvel para uma empresa recém-criada é mais um processo com que o empresário se depara. A reposta depende desse momento de análise. Se bem refletida, é uma decisão que traz mais ganhos do que problemas.
E no caso de filiais?
A abertura de filiais é um momento de expansão das empresas que requer uma boa avaliação na hora de decidir pela compra ou aluguel de um imóvel. Mesmo não sendo uma empresa nova, no novo mercado ela é uma entrante. Portanto, precisa seguir os mesmos critérios listados acima.
Uma das particularidades das filiais é que precisam refletir o porte da matriz. Uma grande empresa que atua nos maiores mercados do país, por exemplo, deve demonstrar todo o seu tamanho também nas filiais. Cabe sempre buscar consultores imobiliários especialistas no segmento corporativo para encontrar os imóveis ideais para a abertura da filial.
A decisão de comprar ou alugar, neste caso, pode ser mais fluente, uma vez que grandes empresas já têm políticas de expansão com regras para aluguel ou compra de imóveis. Em todo caso, a oferta de imóveis da região candidatos a receber a filial deve ser o suficiente para que a empresa possa fazer uma escolha mais elaborada, com opções válidas para sua estratégia imobiliárias.
Comprar ou alugar um imóvel para uma empresa nova é um passo muito especial, a concretização do empreendimento, seja escritório, consultório, varejo ou de qualquer ramos de mercado. O importante é se cercar de todo o conhecimento para tomar a melhor decisão.
Se você ainda tem dúvida se deve comprar ou alugar um imóvel para seu escritório, consultório ou empresa, entre em contato para conversarmos. Certamente, chegaremos à melhor conclusão.