
Consultor imobiliário e corretor de imóveis: saiba diferenciar
O trabalho de um profissional do ramo imobiliário é fundamental para quem está em busca de imóveis para morar ou investir. Mas nem todos os que atuam na área têm a mesma qualificação e experiência. É por isso que devemos falar sobre corretor de imóveis e consultor imobiliário.
O trabalho de corretagem, obviamente, é feito pelo corretor de imóveis. Mas é o consultor imobiliário que reúne um conhecimento mais amplo e uma rede de contato mais extensa, capazes de elevar o padrão do negócio e beneficiar todas as partes.
Essa diferenciação ajuda na sua busca por um auxílio profissional para comprar, vender ou alugar imóveis, seja qual for o objetivo. Vamos entender um pouco mais sobre o tema.
Formação profissional
O consultor imobiliário tem a mesma certificação profissional do corretor de imóveis. Ambos são licenciados pelo CRECI e são aptos a atuar no serviço de corretagem. Aliás, o CRECI é a única instituição que habilita para o segmento, com seu criterioso curso.
O que percebemos é que a certificação não diferencia os profissionais, mas os aproxima. São outras habilidades, a maioria proveniente da atuação do mercado, que faz um consultor imobiliário um profissional que se distingue dos seus colegas corretores.
Além disso, o consultor pode também agregar outros títulos acadêmicos, como bacharelado na área de administração, economia, gestão ou business, além de pós-graduação. Não são essenciais para atuar no mercado, mas trazem uma carga de conhecimento maior ao profissional.
Expertise
Um consultor de imóveis é um expert na sua área, ele tem domínio de todos os conhecimentos necessários para identificar oportunidades e conduzir negócios. Ele sabe como funciona cada etapa do processo de compra e venda quando faz o trabalho de avaliação de riscos, propõe precificação e margens de negociação, analisa os aspectos legais, etc.
Sua tarefa não se resume a se colocar entre as partes do negócio, mas a conectar os interesses mútuos e fazer a transação fluir.
Rede de contatos
Este talvez seja um dos maiores patrimônios de um consultor imobiliário. Conhecer o mercado é, antes de tudo, conhecer os protagonistas do setor imobiliário. Aí entram as construtoras, os agentes imobiliários (sejam parceiros, colegas ou concorrentes), autoridades e empresários.
É um profissional que circula pela nata do seu segmento de atuação, fazendo relações com todos e colhendo informações para melhor orientar os seus negócios. Isso lhe dá credibilidade e antecipa os acontecimentos do mercado, criando oportunidades diversas.
Experiência
Como se diz popularmente, experiência só se adquire com o tempo. É por isso que um corretor de imóveis postulante a consultor imobiliário precisa de um longo percurso de atuação para adquirir know-how e, assim, aconselhar os seus clientes.
A experiência não é uma habilidade em si, mas um estado de conhecimento que faz o consultor agir com maturidade e segurança, sabendo dos resultados de suas ações. Isso traz muitos benefícios aos clientes, que podem contar com uma grande capacidade analítica, de prospecção e de ação do seu consultor imobiliário.
Como vimos, o consultor imobiliário é um profissional gabaritado, experiente e habilitado para fazer os negócios mais seguros do mercado. Sua orientação a respeito de negociações e transações é o diferencial que compradores e vendedores precisam para fechar o melhor negócio.
Assine a nossa newsletter para receber por e-mail nosso conteúdo e ficar sempre por dentro do mercado imobiliário.