
Devo reduzir o preço do aluguel da minha sala comercial?
Quando uma sala comercial está há muito tempo no mercado, fatalmente surge a dúvida se o preço pedido para o aluguel deve ser diminuído. Se a sala está ociosa, um dos fatores pode ser o valor pedido para ceder o imóvel a algum empreendedor.
Mas não é só ele. Claro que valores mais baixos devem atrair mais oportunidades. Mas elas podem não ser as melhores para os proprietários. Daí vem a dúvida de reduzido ou não o aluguel do imóvel comercial para acelerar o negócio.
Neste artigo, vamos falar dos fatores que podem influenciar essa decisão. Boa leitura.
Lei do mercado
A lei básica da economia da oferta e da procura também funciona no mercado imobiliário. Com o mercado aquecido, a tendência é de os preços subirem por conta da alta da demanda. Mas na crise, muitos imóveis acabam ficando desocupados, e os valores dos aluguéis tendem a baixar.
O mercado imobiliário tem suas peculiaridades. Ele segue o da construção civil, que funciona em um ritmo próprio. O tempo gasto para a construção de edifícios faz a oferta de imóveis ser mais ou menos estável. Não são ofertadas novas salas comerciais com frequência no mercado.
O que muda é a demanda. Nos momentos de dificuldade, as empresas deixam de existir. Então o mercado é quem encolhe, mas os imóveis permanecem lá para abrigar as empresas que sobraram. Resta aos proprietários trabalharem para encontrar o melhor negócio a valores que sejam mínimos aceitáveis.
O que as empresas negociam?
É preciso ter claro que é o momento de vantagem para quem vai alugar. Então empresas candidatas a ocupar os imóveis buscarão negociar o máximo possível visando uma eventual redução no valor do aluguel.
- Tempo de ociosidade: quanto maior o tempo sem locatário, maior o prejuízo. Receitas não entram, e os custos são absorvidos. É uma fragilidade até emocional para tentar alugar rápido sob condições não tão vantajosas.
- Valor na região: às vezes, se muitos locatários baixam o valor, prejudicam a todos. O preço de referência da região pode diminuir as chances de um valor mais justo. Empresas certamente vão pesquisar média de preço.
- Reajustes no valor: a questão contratual está na base da negociação. Como o mercado é volátil, prever outras condições é importante. Geralmente se usa o IGP-M como índice de referência, mas em contrato podem se prever outras situações, como também multas.
- Compensações: se o imóvel está parado, é possível que haja deteriorações, e as empresas negociem compensações por melhorias. Isso afeta os valores praticados e os pagamentos.
- Peso do aluguel: as empresas têm uma porcentagem reservada no orçamento para o aluguel. É uma faixa de valor que precisam buscar para manter sua rentabilidade e finanças em dia.
Reduzir ou não o preço?
Como você percebeu, ainda não dissemos se você deve ou não reduzir o preço do imóvel. Este artigo é para explicar tudo o que está em jogo nessa situação. Nosso objetivo aqui é esclarecer para você, não dar esse conselho de forma vazia.
Se você chegou até aqui, está suficientemente informado para saber se deve ou não baixar o valor do aluguel da sua sala comercial. É uma decisão estratégica que deve levar em conta muitos fatores, inclusive uma análise futura. Lembre-se que um bom negócio é aquele em que as duas partes saem ganhando.
Nosso time de especialistas está à disposição para ajudá-lo nesta análise e tomada de decisão. Somos uma consultoria imobiliária com muita experiência em imóveis comerciais. Entre em contato para uma reunião.