Passo a passo para alugar uma sala comercial
Alugar uma sala comercial é um processo que deve passar por uma análise criteriosa. Afinal, é provável que uma empresa queira despender muito tempo no mesmo lugar, tanto por oportunidades quanto para não ter custos e problemas com mudanças.
Preparamos este passo a passo para se considerar ao buscar uma sala comercial para instalar uma empresa. Leia atentamente e compreenda porque este é um processo ao qual se deve dedicar tempo e recursos.
Foque na necessidade operacional
Argumentos não faltam para considerar elementos estéticos como diferenciais na escolha de um edifício empresarial ou sala comercial. Contudo, o ponto central da escolha tem que passar pelas necessidades operacionais da empresa.
Nesse sentido, coisas como espaço disponível para as atividades da empresa e localização devem ter um peso considerável na escolha. O layout da sala deve acomodar as operações correntes confortavelmente e possibilitar o bom andamento dos trabalhos realizados. Equipamentos, quantidade de pessoas, movelaria, etc. devem estar presentes no cálculo do espaço necessário para a iniciar a busca por uma sala comercial compatível com o negócio.
Procure uma localização estratégica
Em paralelo à consideração do espaço, deve-se ficar atento à localização da sala comercial. O local onde a empresa será instalada deve proporcionar a ela tudo aquilo que precisa para suprir suas necessidades diárias.
Uma localização estratégica é aquela que cerca a empresa de serviços essenciais e provê muitas oportunidades de negócio. Logo, uma sala comercial bem localizada faz parte de uma zona comercial aquecida e de fácil lembrança pelos consumidores, tem um acesso fácil para a chegada de clientes e fornecedores e é cercada de serviços públicos e privados ligados às atividades fim e meio da empresa.
Considere o valor do aluguel
O aluguel é um custo fixo clássico de uma empresa. Dependendo do tipo de negócio, ele pode representar uma grande despesa operacional e impactar no orçamento mensal. Por isso, o aluguel de uma sala comercial deve caber no caixa da empresa, é preciso estabelecer um valor de referência.
Sabemos que não se deve comparar preços sem comparar os produtos, afinal valores podem ser muito relativos. A dica aqui é entender a necessidade geral do empreendimento e analisar se o valor de aluguel será pago com os negócios gerados pelo que a sala comercial oferece. Por exemplo: uma sala em edifício empresarial pode ter um valor de aluguel mais valorizado, mas ele é compensado pelo fluxo de pessoas e negócios atraídos pelo prédio.
Negocie o contrato
Empresas precisam de segurança e flexibilidade para terem um bom seguimento no mercado. Algo que pode garantir esses dois pontos é um contrato de aluguel de sala comercial bem elaborado.
Antes dos aspectos jurídicos, é necessário planejar a empresa para que a sala comercial esteja adaptada às expectativas do negócio. Por exemplo: se uma expansão for necessária, deve-se incluir cláusulas de flexibilidade para negociar a rescisão; se o ponto comercial é valorizado, o longo prazo deve ser colocado na duração do contrato. São diversas situações que devem ser vistas e, com a ajuda de um advogado, ser colocadas em contrato.
Faça uma vistoria na sala comercial
A dica aqui é se resguardar para o futuro. Um laudo fruto de uma vistoria atesta o estado do imóvel no seu recebimento. É a forma como deve ser entregue ao final do contrato, numa possível devolução.
Este laudo serve tanto para defesa de possíveis reclamações de um proprietário como para barganhar a partir de melhorias feitas pela empresa no imóvel ao longo de sua ocupação. É uma segurança para ambas as partes.
O aluguel de uma sala comercial deve considerar este e outros pontos. É um processo analítico e minucioso, que pode contar com a ajuda de um consultor imobiliário especializado. Assim, os melhores negócios são feitos.
Se você ainda tem dúvidas sobre o aluguel de sala comercial, entre em contato conosco.