Planejamento de escritório de advocacia: saiba como fazer
Desenvolver um planejamento de escritório de advocacia é um passo mais do que necessário para a prosperidade do negócio. Ações coordenadas permitem visualizar um horizonte onde se quer chegar, fazendo do exercício do direito um meio para se chegar ao sucesso.
Mas, ao decidir montar seu escritório e buscar um imóvel para abrigá-lo, é necessário estabelecer os planos para tal. Todos os passos precisam ser de tamanhos equivalentes e funcionar no mesmo ritmo e assim chegar ao sucesso.
Neste artigo, você vai saber como fazer um planejamento de escritório de advocacia para chegar aos seus objetivos profissionais. Boa leitura!
1. Missão, visão e valores
Um planejamento de escritório de advocacia deve começar pelos princípios norteadores do negócio: missão, visão e valores. São simples declarações que vão, no fim das contas, conduzir todas as atividades do escritório.
A missão diz o propósito do escritório no meio jurídico, o porquê da sua existência. A visão é a projeção de futuro, como ele se vê em um tempo futuro em relação a práticas e crescimento. Já os valores são os princípios morais que acompanharão cada momento e atividade desenvolvida.
Desenvolver missão, visão e valores coloca o escritório em uma rota única e assertiva rumo aos seus objetivos.
2. Objetivos
Todo plano precisa de um objetivo final. Para um escritório de advocacia, é necessário traçar metas de tipos de causa e portes de clientes a serem atendidos. Isso deve estar conectado com expectativas de faturamento e crescimento. Os objetivos servem como instrumento para que o escritório defina como vai trabalhar para alcançá-los.
O planejamento de escritório de advocacia precisa ser realista e traçar objetivos e metas alcançáveis. Por mais que as ambições dos sócios e advogados sejam grandes, elas precisam ser alcançadas em seu tempo e com os recursos disponíveis no momento.
3. Estratégia e Tática
Este é o cerne do planejamento de escritório de advocacia. Neste momento, são traçadas as linhas de ações que os profissionais irão seguir. No nível estratégico, elaboram-se as formas de ação, como por exemplo como conseguir causas e atuar nelas. Tudo, claro, conectado aos objetivos.
Já no nível tático, desenvolvem-se os trabalhos diários das equipes de advogados e técnicos para que cada ação chegue ao sucesso esperado. Não se deve pensar apenas no fazer jurídico, mas também na otimização das ações de cada profissional envolvido na causa.
4. Recursos necessários
Este é um ponto fundamental do planejamento de escritório de advocacia. Afinal, sem os recursos apropriados dificilmente se chega a um resultado satisfatório. Neta etapa, devem ser levantados os recursos humanos e materiais necessários ao pleno desenvolvimento das atividades.
Um dos principais é a força de trabalho, com advogados experientes, capacitados e bem relacionados no meio em que atuam. Contudo, eles devem ter o necessário para as demandas do trabalho, como recursos para viagens, transporte urbano, computadores, etc.
Um item especial do planejamento de escritório de advocacia é o imóvel onde será instalado. É preciso que o ambiente de trabalho propicie ao profissional de direito espaço para a fluência do seu trabalho, com conforto, infraestrutura para tudo.
Escritórios de advocacia têm a necessidade de recepção, sala de reunião, biblioteca, arquivo e uma série de espaço dedicados à atividade advocatícia. Um imóvel apropriado é um recurso fundamental para que as atividades se desenvolvam e o planejamento seja bem-sucedido. Além disso, ele é altamente conectado à imagem profissional dos advogados, sugerindo o tamanho do seu sucesso.
Está à procura de um imóvel para instalar seu escritório? Entre em contato conosco para apresentarmos as melhores opções para você.