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Plano de negócios: por que ter um?

20/12/2018 Mercado Imobiliário

Todo empreendedor tem em comum a crença de que seu novo empreendimento será um sucesso. O otimismo é um ponto forte e uma característica muito valorizada. No entanto, para se alcançar os objetivos é preciso que tudo esteja dentro dos parâmetros de um plano de negócios.

Iniciar um novo empreendimento é uma tarefa árdua, recheada de burocracias, investimentos e até incertezas. Todos esses aspectos devem ser considerados e serão melhores contornados se estiverem dentro de um planejamento.

Ao abrir um consultório médico, um escritório de advocacia ou arquitetura ou uma agência de publicidade, é necessário saber com o máximo de precisão possível onde há pontos falhos e onde há pontos fortes. Só assim será possível determinar como será e como deverá agir esse novo empreendimento.

Este artigo é para você que está empreendendo e precisa saber mais sobre como o plano de negócios pode ser importante para seu sucesso. Continue a leitura para mais informações importantes.

Definição de um plano de negócios

Chamamos de plano de negócio o documento que descreve os objetivos desse novo empreendimento, avalia a situação de mercado e atesta a viabilidade do negócio.

A crença e o otimismo são importantes, mas precisam de bases sólidas e realistas para se sustentarem. Na ausência de fatos e evidências, teremos apenas a fé cega que não garante resultados futuros no ambiente de negócios dinâmico e competitivo.

Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de um plano de negócio completo e estruturado. Mas como fazer isso e quais os resultados ao final?

As etapas de um plano de negócios

Não existem tantos modelos pré-definidos de planos de negócios. Mas a maioria dos autores e consultores, contudo, trabalham com uma base que pode ser resumida nos itens a seguir.

1. Análise situacional

Analisar o mercado e suas especificidades é tão importante quanto constituir a própria empresa. Significa compreender o ambiente em que o empreendimento atuará, analisando concorrência, economia, oportunidades, gargalos, legislação e tudo aquilo que, de fora, gere impacto no negócio que se inicia.

2. Descrição do empreendimento

Todo empreendedor deve ter clareza sobre a empresa que está sendo montada. Descrever a empresa no plano de negócios torna nítido o propósito do negócio e seu delineamento pelos sócios. A descrição do empreendimento é o ponto de partida para o próximo item, o planejamento estratégico.

3. Planejamento estratégico

É o coração pulsante do plano de negócios. O planejamento estratégico indica a forma de manipulação dos recursos disponíveis para se atingir os objetivos e metas da empresa. Nele, são colocados todos os percursos necessários para a busca de resultados em um horizonte determinado.

4. Plano de marketing

A ação no mercado passa por colocar o empreendimento em uma posição estratégica em relação à localização, ao público consumidor, à logística e à comunicação. A sinergia entre essas partes constitui o plano de marketing, que não é um acessório, mas uma necessidade de um empreendimento moderno.

5. Plano financeiro

Manipular as finanças de uma empresa não é só lidar com contas a pagar e a receber. Em um negócio nascente, é preciso planejar os gastos, os investimentos e projetar as receitas. Tudo isso para se chegar ao lucro desejado. O plano financeiro é o cuidado com o dinheiro da empresa para que ela seja sustentável.

A partir desses tópicos, há vários desdobramentos em um plano de negócios. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais fundamentais para que uma empresa nasça com objetivos definidos e reúna os recursos necessários para chegar até eles. Seja uma startup ou negócios mais tradicionais como escritório de advocacia e consultórios médicos, é preciso planejar para prosperar.

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