Publicidade para consultório: o que considerar
Fazer publicidade para consultório médico às vezes é encarado como um tabu entre os profissionais de saúde. A forma de fazer e as questões éticas vêm à tona e geram muitas dúvidas de como proceder.
Um consultório médico tem um status de empresa, embora a atividade ali prestada seja ligada à saúde do ser humano. Mas para ter sua sustentabilidade, é preciso investir em práticas empresariais, como a publicidade. E há, sim, formas de usar a comunicação para trazer mais pacientes para o consultório de uma forma ética e eficaz.
Vamos entender mais como funciona a publicidade para consultórios médicos.
O papel da publicidade
O senso comum diz que o papel da publicidade é vender. Na verdade, a publicidade mexe com desejos e necessidades das pessoas e as leva a mudar de comportamento. Seu papel, de fato, é levar as pessoas (e seus desejos e necessidades) até o negócio dos anunciantes.
No contexto da publicidade para consultório, não se vende nada. Até porque o Código de Ética Médica não permite. Consultas e atendimentos não são produtos à venda para pessoas. O que se faz é promover a saúde por meio do trabalho e da imagem do médico.
Assim, não serão vendidos tratamentos, procedimentos e consultas. E, sim, ressaltados os atributos do médico, a qualidade de sua clínica e o seu conhecimento e know-how para ajudar os pacientes em suas demandas por mais saúde. A publicidade para consultórios vai focar nesses pontos, tudo dentro do permitido pela legislação vigente.
Fazendo publicidade para consultório
Já ressaltamos aqui no blog a importância de um edifício empresarial para atrair público para os negócios. Um consultório funcionando em um prédio moderno e localizado em polo de atuação, por si, já é um atrativo de público. Mas impulsionar a demanda é também importante, unindo os esforços para manter a sala de espera sempre cheia.
Para tanto, é importante contar com serviços profissionais. Contratar uma agência de publicidade traz a segurança de fazer um trabalho dentro dos enquadramentos éticos e legais e de ter um fluxo de anúncios que manterá o consultório sempre em evidência. Isso tudo será feito a partir de um planejamento de comunicação, com ações periódicas e focadas em objetivos concretos.
Uma ótima opção é o marketing digital, que representa o futuro da comunicação. Povoar as mídias sociais de conteúdos sobre o consultório (para informar e educar o público), enviar periodicamente e-mails e newsletters para os pacientes, ativar o Google para que os pacientes achem o médico são algumas formas de usar a internet para fazer publicidade para consultório.
Mas é preciso reforçar que tudo isso deve ser feito de forma planejada e concatenada, para fazer o consultório conhecido e gerar confiança no trabalho da clínica. Com isso, é possível estabelecer uma relação duradoura entre paciente e médico por meio da comunicação digital.
A publicidade cria um imaginário a respeito do trabalho dos médicos de um consultório. Esse imaginário deve estar conectado com a realidade, portanto as expectativas do público devem ser cumpridas para evitar frustrações e desconfianças.
Daí a importância de o consultório estar instalado em uma sala comercial ou imóvel que esteja à altura do trabalho dos médicos, assim como seu projeto arquitetônico. A publicidade para consultório médico ajuda a ressaltar essas qualidades para dar confiança aos pacientes que ali chegam.
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