Sala comercial: o que fazer para vender ou alugar?
Uma das situações mais indesejadas de um proprietário de uma sala comercial é não ter um inquilino. Se um imóvel é um dos investimentos mais estáveis e rentáveis do mercado, sua ociosidade é um ponto fraco que deve ser combatido.
Os custos de uma sala comercial vazia recaem sobre o proprietário. E, muito embora ele não seja superado pela valorização do imóvel, não é uma situação agradável. Por isso, ficar parado esperando um empresário alugar ou fazer proposta de compra não é uma boa opção. O ideal é cair em campo e ofertar o imóvel no mercado.
Como fazer isso? Leia este artigo e saiba como.
A sala comercial ociosa
A ociosidade de um imóvel está ligada a várias situações de mercado. Avaliar o porquê de sua sala estar sem um inquilino pode dar uma boa dica do que fazer para conseguir um novo usuário.
Pode ser por desistência pessoal do locatário ou por uma crise no setor dele. Mas também podem ser novas oportunidades em outros locais da cidade ou uma valorização “excessiva”, devido à qualidade da localização. Enfim, são muitas as possibilidades.
A baixa demanda por conta do desaquecimento do mercado afeta todo mundo. Daí, a oferta aumenta, e os preços tendem a cair. Nessa situação, são muitas salas no mercado disponíveis para o aluguel, sendo, portanto, estratégico ter uma prospecção ativa para conseguir fazer negócio o quanto antes.
Custos com condomínio, manutenção e depreciação devem ser abreviados, assim como a entrada de valores de aluguel precisa ser retomada o quanto antes.
Oscilação de mercado
Em momentos de alta de mercado, é comum a sensação de que o imóvel se vende ou aluga “só”. A demanda alta, de fato, ajuda os negócios. Mas não é o único fator de sucesso do mercado imobiliário. Ofertar a sala comercial para as pessoas certas pode ser um grande diferencial.
E isso aparece com mais contundência em um momento de baixa do mercado. Lembre-se: há empreendedores que aproveitam justamente este momento para investir. Comprar na baixa e vender na alta, buscando uma boa valorização é a mais básica prática de mercado.
O trabalho de um profissional
Para encontrar clientes diante de tantas situações de mercado, o trabalho do corretor de imóveis é fundamental. Como já abordamos aqui no blog, o corretor não é um vendedor, mas antes um consultor de vendas. Seu trabalho é criar oportunidades de venda e aluguel de uma sala comercial.
Esqueça a imagem do corretor de porta de obra. O setor imobiliário é sofisticado e, para conseguir negociar seu imóvel, é necessário o trabalho de pessoas preparadas, certificadas e com uma vasta rede de contatos capaz de gerar negócios.
Ele vai ativar sua carteira de clientes e ofertar a sala comercial para aqueles com mais chances de fazer negócio. Isso é feito de forma direcionada, após uma análise de mercado e buscando segmentos empresariais mais aquecidos, novos entrantes e empresas com maior potencial.
Essa prospecção ativa aumenta as chances de se encontrar um locatário com mais velocidade.
Algumas dicas
Mesmo contando com um corretor de imóveis competente, ainda cabe ao proprietário algumas tarefas. Vamos a elas.
- Mantenha o imóvel impecável – pessoas precisam se encantar com sua sala comercial, vê-la deteriorada é um péssimo cartão de visitas. Mantenha-a pintada e em boas condições de uso.
- Não acumule débitos – condomínio, água e energia devem estar em dia. Um possível locatário ou comprador pode avaliar mal o imóvel se houver contas em aberto, necessitando tempo para a regularização.
- Tenha a documentação em dia – para empresas, tempo é dinheiro. Após fechar negócios, é natural começar a operar o quanto antes. Por isso, a burocracia deve ser feita imediatamente, com toda a documentação a postos para a assinatura do contrato.
No nosso trabalho de consultoria imobiliária, acreditamos que as oportunidades devem ser criadas e encontradas. Trabalhamos para reduzir ao máximo a ociosidade dos imóveis dos nossos clientes. Se você tem uma sala comercial para alugar, nos procure para buscarmos os melhores negócios.