Acessibilidade. Veja como a facilidade de acesso impacta o seu negócio
A busca por um imóvel comercial tem como um dos pontos fundamentais para a escolha uma boa localização. Decidir onde sua empresa será instalada é estratégico para gerar volume de negócios e dar facilidade para o mercado lhe encontrar.
Contudo, há algo que precisa ser considerado: a facilidade de acesso. Tão importante quanto estar em um local propício para negócios é a sua acessibilidade.
A facilidade que você e seu cliente têm para se locomover e chegar ao negócio não pode ser um detalhe, mas um dos principais atributos do imóvel de que você precisa.
Facilidade de acesso
Quando falamos em acessibilidade, nos referimos a formas de se chegar ao local sem grandes obstáculos e com fluência. A experiência do público com o negócio deve levar em consideração como ele se desloca até a empresa e qual o esforço que fará até chegar a você.
Imagine um shopping center sem estacionamento, um centro de cidade sem linhas de ônibus e um hotel fazenda sem uma via de acesso pavimentada. É impossível pensar negócios prosperando sem oferecer infraestrutura e meios necessários para as pessoas chegarem até ele.
Por isso, o esforço de locomoção do cliente deve ter um peso considerável na busca pelo imóvel ideal para a instalação da sua empresa.
Transporte público
O transporte de massa de qualquer metrópole é o que proporciona o fluxo de pessoas pela cidade, seja no centro ou nos bairros periféricos. O deslocamento de pessoas dinamiza o comércio e os serviços, criando as oportunidades. Em última instância, uma boa rede de transporte público faz com que o dinheiro produzido na cidade troque de mãos e favoreça a produção de riquezas.
Há bairros que são verdadeiros hubs da cidade, para os quais convergem vias procedentes de todas as localidades. Eles costumam ser muito bem servidos de linhas de ônibus, de estações de metrô, pontos de táxi e procurados por motoristas de Uber e similares. Isso tudo aumenta as possibilidades de locomoção das pessoas.
Esses bairros são excelentes para o aluguel de sua sala comercial, pois têm uma demanda natural, uma vez que concentram um grande número de pessoas por conta da facilidade de acesso. A procura por salas comerciais em bairros com boa oferta de transporte público costuma ser ampla, o que favorece a construção de edifícios empresariais e cada vez mais opções para o empreendedor.
Transporte particular
Nem sempre o perfil do seu cliente é de usuários de transporte público. É necessário pensar também na mobilidade de quem se desloca de carro pela cidade e qual estrutura vai ter para chegar até o seu negócio.
Estar num bairro central e com perfil de negócio ajuda bastante, pois eles geralmente contam com estrutura viária sinalizada e trânsito minimamente organizado. Clientes com carros se beneficiam, pois veem as autoridades agindo constantemente para promover melhorias.
Já argumentamos em outro artigo também sobre a importância do estacionamento para uma região. Vagas e garagens são valorizadas e contam como estrutura de mobilidade e facilidade de acesso aos negócios de uma localidade.
No contexto das grandes cidades, o trânsito parece ser um entrave persistente. Como ele é regulado pelo poder público, resta-nos como cidadãos cobrar por melhorias e como empreendedores nos adaptarmos à situação.
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