Checklist: o que é preciso para comprar um apartamento
Comprar um apartamento envolve uma série de recursos e tomada de decisões que nem sempre são considerados no momento inicial do processo. Por ser uma compra com alto grau de racionalização, nunca é demais saber o que virá pela frente para concretizar o projeto de adquirir um imóvel.
Para ajudar nesse processo, preparemos este checklist para você saber o que fazer em cada momento para escolher o melhor imóvel e ter um compra tranquila e bem executada.
Passo 1: Planejamento
Planejar nada mais é do que traçar um objetivo e alocar tempo e recursos para atingi-lo. Traçar um plano para comprar um apartamento e chegar ao final do processo satisfeito é a etapa inicial mais recomendada.
Cabe a ajuda da família para iniciar o processo de procura, avaliação das possibilidades, levantamento dos recursos, escolha do apartamento e mesmo a mudança. A aquisição de um imóvel pode durar algumas semanas ou até meses, por isso planejar como será conduzido todo o processo e o que será necessário para cada etapa é um investimento no momento inicial.
O plano pronto, é só partir para a execução.
Passo 2: Perfil do imóvel
Um apartamento deve servir ao seu proprietário ou a uma família. Logo, deve ter um perfil que atenda às necessidades das pessoas que vão nele morar. Traçar o perfil do imóvel é importante para direcionar a busca para apartamentos com as características necessárias para a compra. Isso poupa tempo, recursos e evita aborrecimentos durante a procura.
Cabe então considerar itens como localização, possíveis bairros, tamanho e número de cômodos, estrutura do condomínio, faixa de preço e aspectos mais subjetivos, como deslocamentos, estética do edifício, etc.
Passo 3: Plano financeiro
Comprar um apartamento consome uma boa quantidade de recursos e, a depender das negociações, de prazos alongados para pagamento. Para que isso não seja um limitador ou um problema, é sempre recomendado ter um planejamento financeiro para servir de balizamento.
Assim, a compra do apartamento será feita dentro das possibilidades de pagamento e de endividamento. Isso evita situações como desistência do negócio, endividamentos ou até o adiamento do plano de aquisição do novo apartamento.
Passo 4: Negociação
Negociar é fazer um esforço máximo para agradar as duas partes. Quem compra quer pagar o menor valor, quem vende tende a pedir um valor elevado no início dos tratos. Para negociar bem, é preciso de informações e saber o momento de ser firme e o de ceder.
Mas não é um jogo mental. Antes, é uma busca por confluir interesses. Para negociar bem, procure saber há quanto tempo o imóvel está à venda, se o vendedor tem pressa, faça uma visita para conhecer as condições do apartamento. Tudo isso ajuda a formar uma opinião sobre o quanto você está disposto a pagar.
Passo 5: Documentação necessária
Comprar um apartamento é um processo burocrático que envolve o levantamento de documentação e idas a cartórios. É sempre bom se antecipar e ter todos os documentos necessários para a compra em dia.
Se houver financiamento, talvez seja preciso mais documentos exigidos pelo banco para fechar o cadastro e liberar o dinheiro. Fique atento a documentos pessoais como RG, CPF, certidão de casamento e outros como contracheques e declaração de imposto de renda.
É muito importante ver se a documentação do imóvel que pretende adquirir está em ordem e se o vendedor não tem pendências ou algum impedimento para concretizar a venda. Nesse momento, contar com a experiência de um corretor de imóveis pode poupar muita dor de cabeça.
Passo 6: Reforma e mudança
Negócio concretizado, os últimos passos são reformar e se mudar. Comprar um apartamento não pode exaurir os recursos todos, uma vez que haverá despesas com eventuais reparos, compra de móveis, mão de obra, caminhão de mudança entre outro.
O planejamento financeiro também precisa contemplar os custos de chegada no novo apartamento. Dessa forma, reforma e mudança precisam fazer parte do processo de compra de um apartamento.
É fácil comprar um apartamento?
Mais do que muita gente imagina. Mas não é um processo simplório, que pode ser feito sem planejamento, informações e conhecimentos. Por isso, a presença de um corretor experiente traz segurança e torna tudo mais fácil.
Fazer um checklist do necessário é o começo para comprar um apartamento sem muitos percalços. Consciente de tudo o que preciso, é só executar o plano e preparar o espírito para a mudança.
Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a muito mais.