Por que a sua sala comercial está vazia?
Responder esta pergunta não é fácil. Até porque cada sala comercial tem suas propriedades específicas que devem ser analisadas para saber o motivo da ociosidade. Mas é possível traçar alguns motivos que ajudam a esclarecer o porquê de você não estar conseguindo comprador ou locatário para o seu imóvel.
Nossa experiência de mercado e especialização em imóveis corporativos nos permitem elencar alguns motivos para que você identifique os que mais se encaixam na sua situação. Se há uma demora para conseguir fechar negócio, certamente é uma situação que pode ser contornada com um trabalho bem feito e focado em resultados.
Vamos aos motivos.
1. Ignorar a necessidade operacional das empresas
Empreendedores e empresários estão em busca de uma sala comercial que se encaixe na necessidade das suas empresas. Sua busca é por espaços que operacionalizem suas atividades e dinamizem seus negócios. Se o proprietário da sala comercial ignora o futuro uso do imóvel, pode estar ofertando de forma errônea para o mercado.
Há salas comerciais com vocação para o comércio, outras para serviços; algumas comportam melhor um escritório ou um consultório médico. Vale a pena descobrir a vocação da sua sala para buscar clientes mais adequados.
2. Ofertar a sala comercial para um mercado errado
Essa situação está diretamente ligada à primeira. Da mesma forma que se deve considerar os ramos de atividade das empresas, deve-se ofertar a sala ativamente para um mercado potencial. Este pode ser composto de empresas já maduras, que buscam uma expansão ou mudança; empresas entrantes, que iniciam suas atividades agora; ou mesmo aquelas que por alguma intercorrência precisam de uma nova sede.
Os atores do mercado correto são os mais propícios a fechar negócio, uma vez que têm suas expectativas alinhadas às características da sala comercial. Quanto mais próximo se chegar ao mercado potencial, mais rápido se fechará o negócio.
3. Falta de divulgação adequada
Hoje em dia a busca por imóveis para alugar ou comprar é bem mais ativa e conta com uma infinidade de canais para a publicidade. Potencialmente, um cliente não precisa sair de casa para pesquisar e “visitar” um imóvel. Assim, exposição de placa com telefone já não é uma mídia suficiente para gerar oportunidades. Se a sua sala comercial estiver em um andar de um edifício empresarial, a chance de ser vista por um passante beira a zero.
É a divulgação que conecta a sala comercial com seus futuros locatários. Para tanto, é preciso ter boas imagens do local e as informações necessárias para auxiliar no processo decisório. Quanto mais preciso você for, maiores são as chances de conseguir um interessado.
4. Má conservação da sala comercial
Por vezes, um imóvel vazio sofre as ações do tempo e das intempéries. A chuva e a poeira castigam a fachada, o mato cresce ao redor e até vândalos podem pichar ou danificar. Um imóvel ou sala comercial ofertado dessa forma não gera muita simpatia nos visitantes.
As pessoas podem achar que precisam fazer grandes obras para a mudança e, pior, não enxergar o potencial do imóvel para abrigar uma empresa ou qualquer atividade comercial. Manter o imóvel em bom estado de conservação e pronto para receber visitantes aumenta a chance de gerar encantamentos e futuros negócios.
A boa administração da sala comercial é uma das obrigações do proprietário que está em busca de oportunidades. Sem dúvidas, esse é uma fator-chave para se ter um bom produto para o mercado escolher.
Para aspectos mais técnicos ligados à procura de locatários e compradores e exposição adequada do imóvel, é sempre recomendado contar com os serviços de um corretor de imóveis. Ele é o profissional e habilitado e capacitado para fazer esse trabalho e conduzir o negócio de forma acelerada e transparente.
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