
Aluguel de sala perto de área de atuação. O que devo saber?
Escolher um imóvel para instalar a sua empresa pode ser uma tarefa tão trabalhosa quanto definir o lugar onde você vai morar boa parte da sua vida. Estabelecer critérios para fazer a melhor escolha é o primeiro passo para diminuir o risco de arrependimento e a perda do investimento inicial.
Um dos critérios fundamentais é a proximidade com área de atuação profissional. Alugar uma sala comercial pode ser mais do que escolher um lugar para trabalhar e sim localizar seu negócio estrategicamente para dar fluência à prestação de serviços.
Preparamos este artigo para esclarecer suas dúvidas sobre como alugar salas comerciais considerando a proximidade com área de atuação do negócio.
Residência x Área de atuação profissional
No contexto das grandes cidades, é sabido que os profissionais queiram trabalhar perto de suas casas para evitar aborrecimentos com o trânsito, perda de tempo com deslocamento e, claro, ter uma melhor qualidade de vida.
Infelizmente, não é fácil juntar todos esses pontos. Isso porque nem sempre o melhor lugar para morar é o melhor lugar para se trabalhar. As demandas do trabalho por vezes se concentram em determinados pontos da cidade, os conhecidos polos, onde as oportunidades se multiplicam e as facilidades surgem. Essas zonas empresariais costumam ser mais agitadas e ter pouco espaço para o estabelecimento de residências e tudo o que elas demandam, como escolas, comercio local e supermercados.
Escolher a localização de uma sala comercial, nesse sentido, é um raciocínio muito distinto de escolher a casa onde morar.
Polos são geradores de negócios
É um movimento quase que natural que empresas similares se instalem próximo a grandes empreendimentos ou prestadores de serviços públicos do setor.
Por exemplo, consultórios médicos, laboratórios clínicos e empresas de suprimento médicos costumam orbitar regiões com grandes hospitais.
Escritórios de advocacia seguem a mesma estratégia; eles orbitam regiões perto de fóruns, tribunais e cartórios.
Essa estratégia acaba gerando clusters e as oportunidades de negócios e prestação de serviços vão surgindo naquela região. Os polos são zona de facilitação, uma vez que a cadeia de serviços está localizada nas proximidades, o que traz um ganho de tempo e de infraestrutura. Também faz parte da natureza dos polos os serviços gerais, como bancos, comércio e alimentação, além da facilidade de transportes.
Aposte na criação de consciência e facilidade para o público
Uma das grandes vantagens da instalação do negócio num polo é que o público já tem uma ideia de onde lhe encontrar. Isso porque já foi criada a consciência de que tal região é onde se concentra aquele tipo de serviço. Logo, a memória é ativada e a chance de procura por um negócio tende a aumentar.
O aluguel de uma sala comercial para a instalação de uma empresa também deve levar em consideração as facilidades para o público. Não é só o médico que irá se deslocar por hospitais e clínicas, e o advogado, por fóruns e cartórios, por exemplo. Os pacientes e clientes igualmente terão essas demandas e esperam ter problemas resolvidos de forma apropriada. A vantagem da proximidade com área de atuação é a conveniência que ela traz para todos os públicos envolvidos no negócio.
O lugar onde sua empresa está instalada é tão importante quanto o serviço que ela presta, por isso é importante considerar a área de atuação. Não é à toa que a análise correta da praça é um dos pilares das estratégias de mercado. Fique sempre atento aos critérios de escolha e não hesite em procurar um consultor imobiliário para lhe orientar nessa busca.
Se você quer saber mais sobre o aluguel de salas comerciais, baixe nosso e-book 10 pontos importantes que você deve considerar ao escolher a sua nova sala comercial.