
Como procurar uma sala para alugar
Abrir ou expandir uma empresa ou escritório traz o desafio de procurar uma sala para alugar. É nesse espaço em que a atividade empresarial se dará e trata as vantagens competitivas que o empreendedor precisa para obter o seu sucesso.
Contudo, esse processo precisa ser bem minucioso para que a busca seja por um imóvel certo, aquele que reúne as características mais precisas para que a empresa tenha facilidades e benefícios.
Neste artigo, vamos saber o que procurar em uma sala comercial para direcionar a busca para o imóvel certo. Boa leitura.
Entender as necessidades da empresa
O espaço físico onde uma empresa atua deve ser percebido como uma parte vital de seu sucesso. A depender do tipo de atividade empresarial, isso pode ser mais ou menos claro. Por isso é preciso saber as características desejadas em uma sala antes de partir para campo em busca de uma.
Por exemplo, para negócios de grande fluxo de clientes, salas com portas mais externas ao imóvel facilitam entrada e saída. Já escritórios de direito ou de arquitetura podem ser bem comportadas em salas mais privativas, como em andares altos de edifícios empresariais.
Isso apenas falando do fator localização no imóvel. Outros devem ser levados em consideração, como infraestrutura, bairro, proximidade com a atividade empresarial, etc. Basta saber o que a empresa necessita e direcionar os esforços em busca de uma sala para alugar.
Buscar oportunidades (não apenas imóveis)
Se a busca por uma sala para alugar for estratégica, as oportunidades estarão no radar do locatário. Não basta procurar imóveis disponíveis no mercado, como se eles oferecerem apenas similaridades. Alguns podem trazer coisas a mais que devem ser consideradas.
Por exemplo, encontrar uma sala comercial recém-reformada, de uma empresa que por algum motivo teve de se mudar. Isso poupa gasto com pintura, instalação de ar-condicionado, obras, etc. O mesmo vale para valores mais baixos de aluguel, proximidade com fornecedores e outros tipos de oportunidades.
Projetar o crescimento
Um fator essencial de um planejamento estratégico é a visão do futuro. Projetar o crescimento de uma empresa implica em aumentar a sua estrutura. E um imóvel está intimamente ligado a essa circunstância.
A busca de uma sala para alugar, portanto, deve considerar o agora, mas também como a empresa estará em alguns anos. Se for necessário mais espaço físico, é preciso saber se há condições de expansão naquele lugar, se uma mudança implica na perda de referencial de localização ou se a quebra de contrato trará grandes ônus.
Conhecer a estrutura do imóvel
Não é apenas o espaço que conta. Mas o que ele pode trazer de benefícios para a empresa. Por isso, a infraestrutura pode ser um fator importante para a busca. E nem sempre isso é tão claro.
O centro de uma grande cidade é via de regra uma ocupação antiga, com prédios comerciais construídos há décadas. Por mais que ofereçam localização estratégica, não têm os recursos dos modernos edifícios empresarias. Nessas horas, telecomunicação, automação e até mesmo edifício garagem contam mais do que estar no melhor lugar. Aí, a melhor pedida são salas comerciais no centro expandido.
Como vimos, ao procurar uma sala para alugar, a empresa precisa ir além da busca por um espaço. São diversos fatores que apontam para um negócio mais consistente e que acomode melhor os desafios empresariais.
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