Como a prospecção ativa pode ajudar a negociar seu imóvel mais rápido
A prospecção de clientes é algo que está no cotidiano do corretor de imóveis. A venda ou aluguel de uma sala comercial é um processo que se inicia pela busca ativa de interessados, com foco em clientes em potencial.
A prospecção ativa é o diferencial dos bons consultores de venda do mercado imobiliário. Ofertar de forma assertiva os imóveis comerciais para prospects certos e da maneira mais adequada pode acelerar a busca pelo cliente que irá fechar negócio.
Entenda neste artigo o que é a prospecção ativa é como ela pode ajudar a vender ou alugar seu imóvel mais rápido.
A prospecção ativa
O segmento imobiliário é muito suscetível a oscilações de mercado. O momento econômico do país conta muito no volume de negócios do setor. Como se trata de bens com alto valor de mercado, as vendas e aluguéis costumam ser muito avaliadas e processadas antes de se bater o martelo.
Esse é um cenário geral do mercado imobiliário. Em um momento de baixa, intensifica-se o trabalho de prospecção ativa, executado por um consultor.
Isso significa que ele vai ativar sua carteira de clientes e sair em busca de oportunidades para os donos de salas comerciais. Não funciona mais fazer plantão na frente dos imóveis e esperar os passantes. Essa prática está com dias contados.
Como funciona a prospecção ativa
Não há segredo nem mágica para acelerar a venda ou aluguel de um imóvel. O trabalho de prospecção é quem faz a confluência de interesses entre compradores e vendedores. Por isso, o consultor imobiliário é tão importante nesse processo.
Veja abaixo quatro fundamentos da prospecção ativa e compreenda como esse trabalho ajuda a tornar os negócios imobiliários mais fluentes e rápidos.
- Pré-qualificação do cliente: nem todos os clientes da carteira são de fato interessados nos imóveis. O processo de pré-qualificação do cliente seleciona aqueles que têm maior chance de dar uma resposta positiva às ofertas. Aí os critérios vão variar, como segmento de mercado, perfil de investidor, amadurecimento de negócio, etc.
- Tomador de decisão: quem precisa ser convencido da oportunidade de negócio é quem toma a decisão. Por isso é preciso focar a prospecção nas pessoas certas dentro das organizações que poderão compreender que estão diante da oportunidade e dos benefícios que ela traz.
- Argumentação precisa: um consultor não irá focar na oferta simples de um espaço físico, mas nos benefícios que a instalação de uma empresa naquele local irá trazer. Nesse caso, conhecimentos de mercado, comércio e business em geral é fundamental. É uma conversa de negócios no sentido mais estrito.
- Alta exposição: para auxiliar na prospecção, é necessário investir na exposição da sala comercial. A prospecção ativa lança mão dessa estratégia para aumentar a visibilidade do imóvel e fazer com que clientes cheguem com mais frequência. A publicidade adequada faz parte do processo ativo de busca de clientes.
A prospecção ativa, como vimos, reúne uma série de ações específicas para a ativação da carteira de clientes. A expectativa é sempre acelerar o processo de busca e negociação, focando em clientes em potencial.
Os consultores de Miguel Eguren são especialistas em prospecção ativa. Traga seu imóvel comercial e deixe nossa equipe trabalhar por você.