Como tirar boas fotos do seu imóvel
Com a popularização das plataformas de compra e venda de objetos na internet, o mercado imobiliário ganhou uma nova forma de ofertar imóveis no mercado. Fotos e descrições mostram apartamentos, salas comerciais e terrenos com uma simples busca na internet.
As fotos de um imóvel tendem a substituir as visitas aos locais. Pelo menos no início do processo. São importantes elementos de filtragem e buscas para as pessoas. Fotografias bem-feitas podem atrair um bom número de pessoas interessadas. Da mesma forma, fotos ruins tendem a afastar potenciais compradores.
Neste artigo, vamos argumentar sobre a importância da fotografia para a venda de imóveis.
Boas fotos
Em busca de compradores e de praticidade, as pessoas e as imobiliárias têm investidos nos sites como o OLX para ampliar o alcance dos produtos à venda. Mas o que é uma vantagem pode cair por terra se o trabalho não for bem feito. Como sabemos, a venda de um imóvel é muito específica e necessita de um trato profissional para fluir.
Publicar fotografias no perfil do imóvel é o mínimo que deve ser feito para criar curiosidade e uma boa visualização do que está à venda. Boas fotos levam em consideração o seguintes itens.
Iluminação
É o princípio básico da fotografia e registra o que vai ser visto pelas pessoas posteriormente. A ideia é fazer fotos com o ambiente iluminado, seja por luz natural ou por artificial. Isso dará um efeito de naturalidade para o ambiente, e as pessoas saberão melhor como ele é. Além disso, ao mostrar a fonte de luz, dá-se a dica de como o imóvel é iluminado durante o dia.
Contexto
Boas fotos para a venda de imóveis mostram o contexto de uso. Quem quer alugar ou comprar uma sala comercial irá montar uma empresa ou escritório no lugar. É recomendado que se dê uma dica visual de como ficaria o escritório naquele ambiente. Por isso, fotos com ambientes montados dão mais resultados do que as de ambiente vazio. Elas mostram o contexto de uso do imóvel e atiçam o desejo das pessoas. É o mesmo princípio do apartamento decorado nas obras de um edifício.
Composição
Óbvio que não vai se exigir que as pessoas sejam fotógrafos profissionais e dominem regras de composição da imagem. Mas também não é qualquer foto que deve ser publicada. Por isso, deve-se buscar um bom enquadramento da imagem, com ângulos que valorizem o espaço e as melhores características do imóvel. Assim, não basta apontar e clicar. O certo é fazer testes para encontrar as melhores posições para apresentar o imóvel aos clientes.
Ambiente
É bem sabido o poder de transformação das reformas. Então, uma sala comercial recém-desocupada, com paredes sujas e chão empoeirado, tem potencial para se tornar um escritório muito bem projetado. Mas na venda, não podemos mostrar algo que remeta a um imóvel deteriorado. Na medida do possível, faça uma arrumação ou pequena reforma antes de fotografar. Não exponha fragilidades, e sim potencialidades nas fotos do imóvel.
Tirar fotos para vender um imóvel é muito fácil. O que dá um pouco mais de trabalho é produzir as imagens certas para fazer as pessoas se encantarem pelos imóveis à primeira vista. Se não é possível contratar um fotógrafo profissional, observar as dicas acima é um bom início para fazer boas fotos.
E lembre-se: isso não é suficiente para comercializar imóveis. A ajuda de um corretor pode fazer essa tarefa ser mais rápida e segura. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.