Consultoria imobiliária: por que contratar

A consultoria imobiliária proporciona segurança e rapidez na hora de comprar ou alugar um imóvel. Mas nem sempre as pessoas se atêm à importância desse serviço e quais as suas atribuições.

A hora de comprar ou alugar um imóvel é o início de uma grande jornada para uma pessoa, família ou empresa. Ter ao seu lado profissionais que dão recomendações, prospectam o mercado e encaminham as negociações é mais do que uma facilidade, é se cercar das competências necessárias para fazer o melhor negócio.

Leia este artigo e compreenda mais a importância de se contratar uma consultoria imobiliária.

O que é uma consultoria imobiliária?

É uma empresa ou profissional autônomo que tem todas as competências para agir no mercado imobiliário e dar o suporte necessário para otimizar a compra, venda ou aluguel de um imóvel. O corretor de imóveis é o profissional mais qualificado para fazer esse trabalho.

O serviço prestado por um consultor é analisar o mercado, as possibilidades de negócio e oferecer soluções que sejam as mais viáveis para concretizar a transação. Não se trata apenas de uma intermediação simples, mas de fazer um trabalho que se origina nas necessidades do cliente e só termina quando todos os trâmites se encerrarem.

Ou seja, um consultor acompanha toda a negociação do cliente agindo em todas as etapas com seus conhecimentos, conselhos e encaminhamentos.

Vantagens da consultoria imobiliária

Em muitas áreas de negócio, a consultoria existe para a melhora de processos a fim de otimizar os resultados. Não é raro que os trabalhos iniciais de um consultor concluam que se deva abortar as operações para evitar prejuízos maiores. Nesses casos, o dizer do consultor evitou que seu contratante se aventure por negócios demasiadamente arriscados.

A consultoria imobiliária traz uma série de vantagens para o contratante, principalmente se este não tiver muito conhecimento com o processo de aluguel e compra de imóveis. Confira algumas dessas vantagens.

Prospecção seletiva

Um dos trabalhos da consultoria é encontrar oportunidades para a concretização do negócio. Prospectar mercado é entender o movimento de todos os potenciais compradores, vendedores e locatários e usar esse conhecimento para divulgar, em todas as mídias possíveis, as oportunidades identificadas. A prospecção seletiva aproxima partes altamente interessadas, poupando trabalho e acelerando a venda ou locação.

Respaldo jurídico

O instrumento de compra e venda ou locação de um imóvel é um contrato. Todos os valores e termos das negociações precisam estar presentes nele para ter respaldo jurídico e validade legal. Neste caso, uma consultoria imobiliária conduz as negociações para orientar a confecção de desses instrumentos que atendam as duas partes.

Questões financeiras

Como a aquisição de um imóvel envolve grandes somas de dinheiro e, muitas vezes, intermediários, como bancos e o governo, o trâmite para pagamento costuma ser complexo. Mesmo em uma negociação de aluguel, conversar sobre dinheiro é fundamental.

A pactuação da forma de pagamento pode ser otimizada quando um consultor usa seus conhecimentos na área para aconselhar as partes e criar a engenharia financeira que melhor atenda aos interessados.

Como é possível perceber, a consultoria imobiliária tem um amplo papel no desenvolvimento dos negócios de compra, venda e aluguel. Cercar-se de consultores qualificados é dar garantias às negociações e a segurança que as pessoas procuram.

Se você quiser ler mais artigos como este, siga-nos nas mídias sociais para ficar sempre por dentro.