Garanta uma compra segura com uma consultoria imobiliária
Transações que envolvem grandes valores, como a compra e a venda de imóveis, sempre requerem cuidados especiais. Lidar com situações desse porte gera uma certa apreensão e uma má decisão pode acarretar prejuízos.
Por isso, a ajuda de uma consultoria imobiliária tem sido uma opção constante de grandes companhias, empresários empreendedores e pessoas físicas. Estar acompanhado de um empresa especialista no ramo de imóveis traz a tranquilidade necessária para uma negociação segura.
Leia este artigo e entenda melhor como uma consultoria imobiliária trabalha e sua importância na compra e venda de imóveis.
A Consultoria imobiliária
O trabalho de consultoria pressupõe uma imersão no negócio, quando são analisadas toda as variáveis envolvidas, procura-se criar cenários positivos e negativos e é feita uma análise conjuntural da situação. Com isso posto, tem-se as ferramentas necessárias para a tomada de decisão.
No ramo dos imóveis, este é o papel da consultoria imobiliária. Mergulhar na necessidade do cliente e construir soluções que atendam e agradem. Para isso, os consultores precisam ser gabaritados e conhecer a fundo o mercado e todos os seus processos. É isso que garante uma compra segura, sem problemas ou arrependimentos.
A atividade de consultoria naturalmente aponta caminhos seguros e constrói processos que elevam o nível de segurança do negócio. Isso passa por análise de mercado, precificação, processos legais, etc. São etapas de domínio da consultoria, com as quais o cliente não precisa se preocupar.
Mas para efetuar uma compra segura, é interessante prestar atenção nos pontos a seguir.
Respaldo jurídico
A compra de um imóvel, seja comercial ou residencial, envolve um série de documentações que precisam ser levantadas. Primeiramente para saber as condições legais do imóvel (se há bloqueio judicial ou algo que atrapalhe a transação). Esse “nada consta” é o ponto de partida dos aconselhamentos do consultor. Também cabe o levantamento de certidões cartoriais e documentações das partes. Essa juntada de documentos, quando feita com antecedência, facilita todo o restante do trâmite.
O Instrumento Particular de Compra e Venda é onde se narra e registra todas as negociações das partes. O consultor imobiliário coloca no papel o que as partes acordaram e todos assinam, como uma garantia do desenrolar da negociação. É importante ter esse documento para registrar tudo o que foi combinado.
Pagamentos e recebimentos
A consultoria imobiliária tem um cuidado especial no pós-venda. Uma compra segura é aquela em que tudo o que foi acordado é cumprido, com atenção especial à forma de pagamento. Os consultores ficam atentos às condições e acompanham as partes nesse trâmite, inclusive recendo seus honorários após o fim dessa etapa.
Aproximação das partes
Aproximar compradores e vendedores com os mesmo objetivos, esse é o trabalho da consultoria imobiliária. Mais do que encontrar interessados em negociações, a ideia é achar parceiros certos para trabalhar a compra. Isso pressupõe pessoas e empresas idôneas, de boa fé e com capacidade financeira compatível com o negócio.
Uma compra segura é o objetivo da consultoria imobiliária. Isso envolve conhecer o mercado, seus trâmites e trazer para o cliente os atributos de um negócio promissor. Para concretizar essa situação, é sempre recomendado contar com os serviços de consultorias especializadas, que estejam há muitos anos no mercado.
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