
4 cuidados ao comprar um imóvel novo
Comprar um imóvel novo é uma grande realização para um proprietário e sua família. Se for um apartamento novo — em construção ou recém-construído —, a sensação de adquirir em perfeitas condições, sem desgastes e problemas só aumenta a satisfação do momento.
Mas, para tudo acontecer da melhor forma, é preciso observar alguns cuidados. Comprar um imóvel novo não significa que o futuro proprietário pode ficar totalmente relaxado. Um negócio satisfatório é o que conta com o alto envolvimento dos compradores em vários momentos, da construção à comercialização.
Listamos abaixo quatro cuidados importantes para se observar ao comprar um imóvel novo. Vamos a eles.
Conheça a construtora
Construtoras são empresas que têm uma história e uma reputação no mercado. Mesmo que algumas tenham uma imagem de marca que dispensem apresentação, não custa pesquisar a forma com que têm negociado imóveis ultimamente.
A ideia não é criar desconfiança. Afinal, as construtoras estão no mercado para ofertar produtos cada vez melhores. Mas é necessário se cercar de segurança para saber quem está lhe vendendo aquele imóvel. É o seu dinheiro que será entregue a uma empresa pela promessa de construção do bem.
Use a internet para levantar informações, visite condomínios já construídos e faça perguntas a moradores e também consulte o seu corretor, que está sempre atualizado sobre os acontecimentos do mercado.
Acompanhe a obra
A construção de um edifício pode durar de um ano e meio a dois anos. É um longo tempo de relacionamento com a construtora enquanto o prédio não fica pronto. É também um período de expectativas dos compradores, quando a promessa vai se materializando.
É importante que os compradores façam visitas regulares à obra. Não no intuito de fiscalizá-la, mas de acompanhar o ritmo da construção e estarem sempre envolvidos com o novo apartamento. É uma forma também de a construtora entender que os proprietários estão atentos ao que compraram.
Visite o apartamento
Se o apartamento é novo e ainda não foi comercializado, faça uma visita e procure saber o porquê de aquela unidade ainda estar disponível. Existem vários motivos, desde um comprador que desistiu do negócio até entraves judiciais.
A visita serve para, além de conhecer o imóvel, checar suas reais condições. Por mais que o apartamento seja recém-construído, comprar um imóvel novo não o livra de problemas.
Procure saber, por exemplo, se houve um proprietário anterior e se ele assinou uma vistoria. É hora de verificar o laudo com as condições reais do apartamento.
Documentação
Comprar um imóvel novo também exige um cuidado específico com documentação. As questões cartoriais devem ser levantadas, e os novo proprietários precisam estar devidamente informados sobre os esforços que precisarão fazer para registrar o bem.
Isso, claro, tem custos. Estar preparado para arcar com impostos, taxas e valores de serviços é parte do processo de compra. Saber o quanto irá desembolsar com antecedência é fundamental para ser um processo sem percalços pela frente.
Comprar um imóvel novo deve ser um momento de tranquilidade. E será se você tiver os cuidados necessários e tomar as precauções para que tudo corra bem.
Achou este artigo interessante? Assine nossa newsletter e receba mais em seu e-mail.