4 motivos para alugar uma sala em um edifício empresarial

Edifício empresarial se tornou uma alternativa para empresas montarem suas sedes, advogados instalarem seus escritórios e médicos atenderem pacientes em consultórios. São espaços desejados por tudo o que têm a oferecer aos profissionais e seus negócios.

As construtoras compreenderam que não podem apenas ofertar um espaço para aluguel. Arquitetos precisam projetar um centro de negócios e conveniência, com estrutura para melhor receber o mundo corporativo e suas demandas.

Neste novo conceito, oportunidades se multiplicam, e a escolha por alugar uma sala em um edifício empresarial virou uma questão estratégica.

Entenda porque nesses quatro motivos essenciais para a escolha.

1. Estar em edifícios inteligentes

Foi-se o tempo em que salas comerciais ofereciam não mais do que um vão e um banheiro para a empresa se instalar. Os edifícios empresariais mais modernos apostam na inteligência por meio das tecnologias de automação.

Registros eletrônicos no estacionamento, na recepção e nos elevadores; sistemas de ar-condicionado e telefonia controlados remotamente; infraestrutura de rede, entre outros, compõem o rol de novas exigências que se espera de um edifício empresarial. Edifícios inteligentes têm a vantagem de trocar a decisão do homem pela precisão dos computadores.

2. Construir rede de contatos

A gestão empresarial contemporânea ensina que concorrentes não são inimigos, fornecedores são parceiros e clientes precisam ser fidelizados. Nesse contexto, não tem sentido ficar afastado de sua cadeia de produção. Quem se mantém isolado perde a oportunidade de fazer relacionamentos com todos que atuam no mercado.

O business center, o lobby e os restaurantes de edifícios empresariais costumam ser frequentados por pessoas que trabalham no mesmo ramo, representando uma oportunidade informal de se fazer contato e até ampliar a rede, conhecendo outros profissionais. Estar onde todos estão e manter-se no radar é recomendado e pode até trazer oportunidades de negócios.

3. Beneficiar-se da infraestrutura

Este é o ponto-chave dos edifícios empresariais. Ao optar por uma sala comercial, um profissional espera ter acesso a tudo aquilo que viabilize e facilite seu trabalho. Cabeamentos para estruturas de rede e telefonia, piso elevado para facilitar instalações elétricas, climatização central, gerador, segurança, auditório para eventos e até serviços agregados. A infraestrutura pode variar para cada edifício, mas todos eles precisam algo a oferecer a quem ali pretende se instalar.

Toda a infraestrutura que cada inquilino, proprietário e o condomínio teriam de contratar a terceiros, o edifício empresarial já oferece como item básico.

4. Aproveitar a projeção da marca

Edifícios empresariais hoje em dia têm seus nomes cuidadosamente escolhidos para criar lembranças e motivar associações positivas. Homenagens a patriarcas de família ou nomes genéricos não são mais usados, dando lugar a nome de pessoas distintas ou outros que formem siglas que sugiram um lugar de negócios.

Em mercados maduros, empresas e profissionais já há algumas décadas perceberam a importância da arquitetura de grife e se instalaram em edifícios empresariais de referência em uma cidade. A ideia é fazer uma associação com a marca do edifício e alcançar status no mercado. Isso é trabalhar branding, a gestão de marcas, gerando valor para o empreendimento.

A opção de alugar uma sala em um edifício empresarial deve considerar tudo o que ele pode oferecer de vantagem. Certamente, há algum que se encaixa nas necessidades do se negócio.

Este conteúdo lhe ajudou na tomada de decisão? Deixe um comentário abaixo dizendo o que achou.