Estacionamento para clientes: dicas para escolher o melhor ponto
Sem dúvida, um ponto crítico da escolha do local para instalar seu negócio é o estacionamento para clientes. O fluxo de pessoas no estabelecimento depende da facilidade de chegada, e, se o meio de transporte escolhido for o carro particular, ter oferta de vagas é fundamental.
A escolha de uma sala comercial, por exemplo, não passa somente pela análise dos atributos favoráveis à atividade, seja ela médica, advocatícia, comercial ou outros serviços. Pensar no acesso do cliente é conectar o negócio ao mercado, e isso pode acontecer pela existência de alternativas para estacionar.
Veja neste nosso artigo o que você deve saber sobre estacionamento para clientes.
Estacionamentos são valorizados
Se no passado, as garagens eram uma extensão óbvia de qualquer imóvel, hoje elas têm sido valorizadas como um bem. Em algumas cidades Brasil afora, a garagens têm o metro quadrado mais caro que o de apartamentos.
Não é um exagero. Como já argumentamos, é a facilidade de transporte (inclua-se as vagas de garagem) que conecta o negócio ao mercado. Um estacionamento privado, por exemplo, pode ser altamente lucrativo, prestando um serviço essencial para a garantia de fluxo de pessoas em determinada região.
Ao escolher uma sala comercial, considere como o público que irá frequentar seu negócio irá estacionar. Isso pode ser um item básico de sucesso do seu empreendimento.
Há várias formas de se estacionar
Mas não estamos falando de manobras, claro. Um ponto comercial pode estar conectado a vagas privadas, públicas, pagas e não pagas. Quanto maior a oferta, mais alternativas os clientes terão de parar seus carros. Vamos conhecê-las.
Vagas próprias
Se além de vagas privativas para proprietários, a sua sala comercial oferece vagas para visitantes, é uma vantagem. É o conhecido transporte porta a porta, em que a pessoa sai de casa no seu carro e chega à porta do seu negócio. Os edifícios empresariais costumam oferecer essa opção, o que é um grande benefício. Alguns inclusive agregam valor com o serviço de vallet park.
Estacionamentos privados
Empreendedores costumam ver terrenos situados em polos comerciais, de serviços ou médicos como oportunidade de negócio, e logo montam estacionamentos. Ao redor de um polo médico ou jurídico, por exemplo, é comum encontrarmos uma grande oferta de vagas para atender clientes, médicos e advogados que naturalmente frequentam o local.
São serviços pagos, que cobram por hora, mas que facilitam a vida das pessoas em trânsito.
Zona Azul
Este é um serviço público pago que visa garantir a rotatividade de vagas ao longo das vias públicas. As vagas de zona azul geralmente surgem em locais saturados e que precisam de regulação especial da prefeitura. Usar é barato, porém está sujeito a multas, por isso precisa ser rápido.
Vagas de zona azul podem ser uma boa alternativa de estacionamento para quem vai resolver uma demanda rápida, como pegar um exame médico, reconhecer firma em cartório, etc. É só ter um talão em mãos ou encontrar um no comércio local.
Vias públicas
A boa e velha rua. Mas sabemos que é cada vez mais rara a oferta de vagas em vias públicas em locais de intenso fluxo de pessoas. Isso porque gera caos no trânsito e a subutilização do espaço público, algo malvisto pelas autoridades.
Além disso, esses locais costumam atrair flanelinhas, que nem sempre prestam um bom serviço informal. Em polos, a oferta de vagas nas ruas é pequena, pois a prefeitura costuma restringi-las em prol da maior fluência do trânsito.
Ofereça opções de estacionamento para clientes
São muitas opções para estacionar, mas para isso é interessante fazer uma análise do local onde seu negócio irá funcionar. Os edifícios empresariais já ofertam a solução, por isso são sempre uma boa escolha.
Os cidadãos já internalizaram que nas grandes cidades e seus centros urbanos, os estacionamentos tendem a ser pagos. Contanto que as vagas sejam ofertadas, eles chegarão.
Estacionamento para clientes é só um ponto a se considerar. Temos sempre conteúdos informativos para ajudá-lo na sua escolha de ponto comercial. Siga-nos nas mídias sociais e fique sempre por dentro.
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