Aplicação de tecnologia nas salas comerciais
Se a automação é um dos diferenciais de um edifício inteligente, seu complemento óbvio é a adoção de tecnologia nas salas comerciais. O escritório moderno é aquele que oferece a melhor infraestrutura capaz de proporcionar eficiência a gestores e funcionários, aliado a um ambiente bem arquitetado.
Para se chegar a um alto nível de performance, é necessário que a sala comercial seja projetada para receber a estrutura e conte com um projeto de design de interiores que incorpore a tecnologia ao ambiente.
O conceito de inteligência predial
Já abordamos aqui no blog o conceito de edifícios inteligentes e como eles continuam na vanguarda das melhores opções para instalar sua empresa. Contudo, é necessário saber, de fato, como conceituar a inteligência nessas construções.
As primeiras ideias que vêm à mente são as de automação. O controle sistemático de energia e água são o mínimo para que um edifício seja considerado inteligente. A isso, somam-se o controle de estacionamento, acesso, ar condicionado e outros. A ideia de automação é basilar para um edifício empresarial moderno.
Contudo, um edifício inteligente, além desses requisitos, deve ser projetado para receber novas equipamentos e atualizações tecnológicas. Por isso, o conceito mais correto de inteligência predial se refere a flexibilidade, onde é possível fazer as adaptações necessárias às mudanças que ocorrem.
Nesse sentido, as salas comerciais sobressaem, sendo um espaço altamente versátil para receber a estrutura de uma empresa ou escritório.
Tecnologia nas salas comerciais
Não há dúvida que o aparato tecnológico instalado mais precioso em uma sala comercial é o de telecomunicações. É ele quem permite a conexão da empresa com o mundo exterior, trazendo eficiência para a comunicação e o armazenamento de dados. Há tempos, ele deixou de ser um diferencial, hoje é um item obrigatório de uma empresa moderna.
Claro que cada empresa tem a sua necessidade específica, o que faz variar a necessidade da tecnologia instalada. Porém, um espaço bem dimensionado recebe com qualidade e eficiência o maquinário necessário para a realização de trabalho. Não importa se são computadores simples ou máquinas para a realização de exames, como nos consultórios médicos: a tecnologia nas salas comerciais pode ser ajustada para que tudo funcione da melhor forma.
Tecnologia instalada
Listamos abaixo três recursos que são muito utilizados em termos de tecnologia nas salas comerciais.
- Biometria – o uso do corpo como identificador, seja nas impressões digitais ou pela íris, é uma tendência para identificação, permissão e acesso.. Os sistemas de segurança de informação veem na biometria uma das formas de diminuição de fraudes e diminuição da burocracia de uso de sistemas.
- Rede lógica – já comentamos em outro artigo no blog como a rede lógica é importante para um escritório inteligente. O conjunto de cabos estruturados permite uma maior eficiência na instalação de servidores e independência de protocolo, individualizando o uso para cada profissional.
- Servidores – os dados hoje em dia são considerados um ativo das empresas, e a tecnologia na sala comercial deve dedicar um espaço para a instalação de servidores. Como são locais de armazenamento de informações sensíveis, além da proteção de dados é necessário proteger os servidores fisicamente, com espaço adequada e a refrigeração necessária.
Tecnologia nas salas comerciais é um tema em constante transformação. Uma sala bem projetada é a que está preparada para receber todo tipo de atualização tecnológica, maquinário e equipamento. Sua flexibilidade é o maior trunfo para ter a tecnologia como aliada do negócio que vai abrigar.
Achou este artigo interessante? Então compartilhe nas suas mídias sociais.