Morar em condomínio: conheça as vantagens
Morar em condomínio já é uma realidade em muitas cidades do Brasil, principalmente as grandes, onde os centros urbanos já são bem verticalizados, como o Recife. Os edifícios têm cada vez mais itens para tornar o condomínio mais atrativo para os interessados.
As incorporadoras também têm investidos em condomínios de casas, geralmente erguidos em áreas um pouco mais afastadas, mas contando com uma boa infraestrutura para os moradores.
Seja qual for o modelo, os condomínios são uma tendência e proporcionam uma experiência singular de morar. Vamos conhecer neste artigo algumas vantagens de morar em condomínio.
Privacidade
O condomínio é estabelecido em uma área privativa. Seja vertical ou horizontal, apenas os moradores estão autorizados a ter acesso e frequentar o ambiente. Isso é bem vantajoso para quem preza por sua privacidade e não gosta de receber visitantes não anunciados.
Como existem regras pactuadas para o uso do espaço comum, também é coibido o uso da área para manifestações políticas, religiosas, ideológicas e até comemorações. Isso permite o convívio saudável entre os condôminos e a garantia da privacidade para todos.
Bens coletivos
Os condomínios modernos já não são apenas prédios e casas dispostos em um terreno comum. A ideia é que eles ofereçam um espaço de comodidade e lazer para os moradores.
É forte, por exemplo, a presença de academias de ginástica, piscinas, parques e quadras poliesportivas, tudo de posse e uso comum para o usufruto das pessoas. É uma grande vantagem de poder ter acesso a todos esses equipamentos utilitários e de lazer sem se preocupar em tê-los dentro de casa ou procurar em outro lugar.
Custos compartilhados
Morar em condomínio significa arcar mensalmente com uma taxa. Enquanto você for morador — seja inquilino ou proprietário — precisa pagar. A vantagem é que a taxa cobre os custos de manutenção de área comum e serve para fazer melhorias também.
Limpeza, manutenção geral, energia, funcionários, gás, água, tudo é gerido e pago com a mensalidade. É um custo extra, mas altamente compensado pelo benefício trazido. Morar em um condomínio bem mantido traz tranquilidade para famílias e um bem-estar geral para todos os moradores. Isso só é possível com a contribuição de todos.
Aumento da segurança
No contexto de violência das cidades brasileiras, morar em condomínio ajuda a dar uma sensação de segurança maior. Embora seja sabido que não há ambiente 100% seguro, os condomínios procuram investir cada vez mais em sistemas de vigilância e controle de acesso.
Há ainda a possibilidade de se contratar empresas de segurança privada para aumentar a tranquilidade dos moradores. Além disso, outros aparatos de segurança podem ser agregados, como cercas elétricas, monitoramento remoto, portões eletrônicos, rondas periódicas, etc.
Vale a pena morar em condomínio?
A resposta a essa pergunta é bem pessoal e passa pela organização das famílias. O certo é que os condomínios se popularizam cada vez mais, e o mercado imobiliário oferece diversas opções para quem decidir morar em um.
Dessa forma, conhecer como é a vida em condomínio, com suas vantagens e custos, é uma estratégia interessante para que se possa tomar a melhor decisão.
Mas se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo e esclarecer tudo sobre morar em condomínio.