
Como fazer um planejamento para consultório médico
Para qualquer negócio que deseje crescimento e sucesso, é fundamental planejar cada etapa cuidadosamente. Determinar quais as bases que sustentam o empreendimento e quais os rumos que esse deve tomar deve ser uma preocupação constante. Fazer um planejamento para consultório médico pode ser um diferencial.
Um planejamento estratégico é uma forma de sistematizar as ideias a fim de orientá-las para alcançar determinados objetivos. Por isso, é um requisito tão importante para todas as empresas.
Preparamos esse artigo para você compreender como um planejamento pode mudar os rumos do seu consultório e para que você saiba quais os principais pontos que deve abordar para desenvolver um. Continue a leitura para mais informações relevantes. Vamos lá?!
Um planejamento para consultório médico
Aqui devemos entender um consultório como uma empresa qualquer com as mesmas demandas e desafios pelo caminho. Como forma de manejar melhor recursos, tempo e ações, faz-se necessário um planejamento estratégico.
É ele quem determina as estratégias a serem seguidas, os objetivos a serem alcançados e as atividades a serem executadas, dentro de um orçamento estabelecido previamente. Dessa forma, sabendo o que conquistar e por onde ir, o consultório médico pode otimizar seus recursos em busca de mais prosperidade.
As vantagens de um planejamento é a garantia de diminuir os riscos e aproveitar com mais eficiência as oportunidades que surgem. Dessa forma, os resultados serão mais precisos, e a empresa está mais preparada para as intempéries a que todos estamos sujeitos.
O que determinar para fazer o planejamento
Primeiro de tudo, é importante ter de forma clara a missão, a visão e os valores do consultório. A missão determina a razão de ser da empresa, o motivo pelo qual ela existe. A visão corresponde aos objetivos — onde ela quer chagar, e os valores são os princípios éticos e morais que caracterizam o empreendimento.
Esse tripé é a base para todas as outras etapas, uma vez que eles funcionam como um raio-x da ideia motivadora do negócio e faz com que os objetivos sejam claros e coesos.
Em seguida, é hora de analisar os cenários mercadológicos. Verifique como anda a economia e quais as oportunidades na área médica que existem no momento. Observe como outros consultórios se comportam e como eles gerem seus recursos.
Faça uma análise SWOT, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que você vai encontra pelo caminho. Essa é sempre a opção mais certeira.
Avalie também a condição econômica dos seus futuros pacientes e veja o que precisará para atender às expectativas deles. Para consultórios mais populares, pode existir financiamento de consultas e aceitação de planos de saúde diversos. Para outros, pode ser mais importante investir em um bom serviço, tecnologia e atendimento.
A analise do público-alvo também vai determinar a melhor localização do seu consultório. Não esqueça de que o local também pode representar uma boa solução financeira, com aluguel ou compra de sala comercial.
Estabeleça objetivos e trace suas estratégias
Determine o que você quer alcançar com seu consultório dentro de um determinado período de tempo. Seja claro e assertivo. Os objetivos devem ser amplos, mas suficientemente amarrados para que sirvam de parâmetros. Seja ainda mais preciso com as metas.
Em seguida, formule suas estratégias. Elas são as formas pelas quais os objetivos serão alcançados. Aqui cabem os planos financeiros e de marketing. Eles são fundamentais para que as estratégias sejam melhor desempenhadas e os resultados alcançados. Enumere cada uma das estratégias.
Faça um plano de ação
Uma vez que se sabe o que alcançar e como alcançar, é chegada a hora de estabelecer um plano de ação. Enumere as atividades necessárias para cada uma das estratégias, determine o responsável pela ação e estabeleça prazos.
Coloque tudo em uma tabela de forma organizada. Assim, fica mais fácil o acompanhamento de cada ação.
Monitore tudo
Não esqueça de fazer um trabalho constante de avaliação para saber ser as expectativas condizem com os resultados encontrados. Se algo não está saindo como esperado, é hora de rever suas decisões. Se os resultados estiverem a contento, é a certeza de que você está no caminho certo.
Um planejamento para consultório é de suma importância para o desenvolvimento desse empreendimento. Ele pode ser a chave para um consultório próspero, cheio de pacientes e com reconhecimento. Um plano orienta os caminhos e traz resultados mais sustentáveis.
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