
Ética no Dia do Trabalhador
Ética e mercado de trabalho são dois temas que tocam profissionais e empresas preocupados em atuar em um ambiente salutar e competitivo, seja qual for o ramo de atividade. Profissionais do direito, da corretagem, do mercado imobiliário e outros do setor de serviços devem ter na ética um alicerce para as boas práticas de mercado.
Por isso, neste Dia do Trabalhador, refletir sobre a ética nas atividades empresariais é uma forma de valorizar o ambiente de negócios onde todos trabalham. Uma jornada profissional pautada pelos valores morais da profissão valoriza aqueles que compartilham um lugar no mercado.
Neste Primeiro de Maio, convidamos todos a refletir sobre a ética no mercado de trabalho. Aproveite a leitura.
Ética Empresarial
Ética é a reflexão constante sobre valores e práticas que são compartilhados pelas pessoas em comunidade. Essa reflexão tem se estendido a todas as atividades humanas, e o trabalho é um lugar que gera boas discussões sobre as melhores condutas para se praticar.
A ética, nesse sentido, deve ser parte da formação do profissional, mas também da sua atuação no mercado de trabalho. Trabalhar dentro dos princípios da honestidade e do respeito é desejo de todos, para que as relações sejam as mais saudáveis possíveis e todos enxerguem justiça nas práticas profissionais.
Não é à toa que as empresas têm investido cada vez mais na criação dos seus códigos de ética. Funcionários são convidados a participar da discussão acerca da conduta da empresa, tanto interna quanto externamente. O resultado é um código de ética consensual e o comprometimento de toda a equipe de trabalho.
Isso tem sido usado até como ferramenta estratégica, uma vez que a compliance — que fecha as portas para a corrupção — é um fator para parcerias empresariais, concessão de empréstimos e estruturação de projetos. A correta adequação à ética torna-se uma base para as oportunidades de mercado.
A ética e o trabalhador
É neste ponto que todas as situações são testadas. O fator humano entra em ação, e a ética empresarial vai dar recomendações que, espera-se, sejam seguidas pelas pessoas. Seja qual for sua posição na organização.
O mesmo vale para os trabalhadores autônomos. Esses, que não atuam diretamente em uma empresa, devem ter mais cuidado ainda. A autorreflexão deve fazer parte de suas ações para não ferir o próprio mercado que lhe dá sustento e as outras pessoas que também estão lá.
Assim, destacamos algumas dicas para a manutenção dá ética no mercado de trabalho:
- Respeitar o concorrente: o concorrente não é um inimigo, mas um colega. O bom trabalho é quem deve conquistar a clientela, e não práticas reprováveis e obscuras que passam outros profissionais para trás.
- Respeitar os acordos: nem toda prática é lei, mas as coisas funcionam porque todos entendem a sua importância. Assim, andar de acordo com as boas práticas de mercado que todos compreendem como éticas faz as coisas funcionarem da melhor forma possível no mercado.
- Respeitar o cliente: isso inclui o respeito pessoal, mas também pela sua demanda. O cliente atendido garante vendas e comissões. Resolver o problema do cliente é garantir o sustento do trabalhador.
- Respeitar o mercado: todo o seu funcionamento e a forma como empresas e profissionais se portam. Prospectar clientes ativos de outras empresas, por exemplo, não é algo agradável nem esperado de profissionais éticos. Isso só gera desconfiança e suja a imagem do mercado.
No Dia do Trabalhador, desejamos que as boas práticas e o valores éticos sejam o alicerce da sua atuação profissional.