
Mercado imobiliário e as salas comerciais vazias
O mercado imobiliário oferece uma das formas mais seguras para investir. Mesmo em momentos de oscilação, não há grande desvalorizações e o bem sempre estará lá, incorporado ao patrimônio do seu proprietário.
Não quer dizer, contudo, que não haja problemas. Dificuldades para alugar e vender podem surgir e gerar custos com a ociosidade do imóvel. É uma situação não desejada, mas que pode ocorrer com todo investidor. Proprietários de salas comerciais podem ver seu imóvel ficar desocupado e causar preocupações.
O objetivo deste artigo é entender a relação do mercado imobiliário com as salas comerciais e ajudar proprietários a agir nesses momentos. Boa leitura.
O que o mercado imobiliário procura?
Oportunidades, claro. Como todo e qualquer mercado. Oportunidade de valorização de um bem e que a sala possa agregar valor a bens e serviços da empresa que nela se instalar. Ou seja, é mais do que a busca por uma sede, mas de uma local indutor de negócios.
A procura por salas comerciais está diretamente ligada ao ambiente de negócios. Se aquecido, empresas abrem ou se expandem, buscando imóveis para desenvolverem suas atividades. Se retraído, gera o enxugamento de custos e, logo, aumenta a oferta de salas comerciais no mercado.
Por sua vez, as oportunidades estão presentes nos dois cenários. Identificar onde elas estão é que torna o processo diferente. Na alta do mercado imobiliário, elas são mais claras. Já na baixa, é preciso um trabalho de prospecção mais ativo para encontrá-las. Por isso, é sempre recomendado o trabalho de um corretor qualificado e especialista em salas comerciais.
Business to business
Diferentemente de um de imóvel residencial, o imóvel comercial é um lugar de geração de negócios. Se um morador tem um custo para viver, o empresário enxerga o custo como uma parte da geração da receita. Pode parecer óbvio, mas é um fator determinante na busca por um imóvel comercial.
Negociações devem ser conduzidas pensando que as duas partes têm interesses. Os fatores emocionais pesam muitos menos no processo decisório. Os argumentos para a oferta da sala comercial, dessa forma, devem ser bem mais racionais, mostrando as vantagens de a empresa montar sua sede ali.
O que um empresário, comerciante e profissional liberal procuram é o potencial de geração de negócios do lugar. Isso tem a ver com a localização, a estrutura urbana, a infraestrutura, etc. Cada candidato a locatário vai colocar suas demandas e avaliar se elas são supridas naquela localidade e nas condições do imóvel.
Assim, a venda ou aluguel de uma sala comercial é um negócio feito entre empresas – business to business. Mesmo que o proprietário seja uma pessoa física, é preciso ter a perspectivas dos negócios para trabalhar neste segmento do mercado imobiliário.
É por isso que o corretor de imóveis especializado em salas comerciais é um profissional diferenciado e capaz de conduzir com mais facilidade o aluguel ou a venda desses imóveis. Sua carteira de clientes inclui pessoas jurídicas que buscam sempre se movimentar para aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário, seja na alta ou na baixa.
A Miguel Eguren Consultoria Imobiliária atua no segmento de imóveis comerciais há mais de 30 anos. Somos especialista no aluguel e na venda de salas comerciais. Se sua sala está desocupada, nos procure para acharmos as melhores oportunidades para você.