O escritório revela o profissional que você é
Há muito tempo o mundo corporativo compreendeu que a junção da estética e da funcionalidade, proporcionada pelo design de interiores, pode trazer muitos ganhos para uma empresa. Um escritório bem planejado, harmonioso e bonito gera uma imagem positiva da empresa, passando solidez, bom gosto e sucesso.
Mas você sabia que o profissional também pode se beneficiar de um projeto de arquitetura de escritório? O elemento humano também constrói a imagem corporativa, como também é influenciada por ele.
As instalações de uma empresa têm o poder de revelar quem é o profissional, uma vez que o ambiente de trabalho é a extensão de suas capacidades e habilidades e o retrato de sua personalidade.
Visão holística do escritório
Isso acontece porque não conseguimos separar o profissional da empresa com tanta facilidade. Tendemos a esta visão holística das coisas, com uma reflexão de que qualquer ponto relativo à corporação também reverbera no profissional.
Um bom exemplo são as startups de tecnologia. Imagine uma empresa composta de jovens, cheios de energia, buscando soluções inovadoras e com um grande desafio pela frente. O escritório fica num casarão antigo, com decoração ultrapassada, com cômodos separados por paredes e quase nenhuma integração. Essa imagem por si só é um contrassenso.
Pense agora os profissionais trabalhando nesse ambiente e que tipo de imagem terão de si mesmo. Incongruente com o que fazem e com o que o mercado espera delas. Por isso, um projeto de escritório deve considerar o tipo de empresa, o trabalho realizado e também a imagem projetada dos profissionais.
Um pouco de marketing pessoal
O marketing pessoal trata de atribuir valor à imagem do profissional. Ele é constituído de uma série de ações coordenadas que constroem um discurso de especialista e dão alta visibilidade à pessoa.
O local de trabalho contribui com essa percepção tanto por parte do mercado quanto do próprio profissional. O escritório precisa exprimir as características pessoais e as capacidades produtivas da empresa, além de refletir o sucesso do profissional no mercado. Isso leva a um ganho de imagem do profissional, uma vez que seu ambiente de trabalho influencia na percepção de sua identidade e o empodera para trabalhar com essa perspectiva em mente.
Este artifício é muito usado em escritórios de advocacia. Uma equipe de advogados precisa internalizar que trabalha em uma empresa sólida, que presta um serviço relevante e que obtém vitórias em suas causas. Se a arquitetura do escritório sugerir isso, aumenta a probabilidade de os profissionais se engajarem nesse ethos vencedor. Da mesma forma, os clientes entenderão que estão acompanhados de advogados que podem conseguir o que procuram.
O mesmo vale para médicos. Especialistas são estudiosos e referência na sua área de atuação, com seu nome circulando pela sociedade e feitos reconhecidos. Seu consultório precisa acompanhar essa fama e exprimir o seu porte profissional. Por mais que médicos usem o espaço do consultório para consultas e procedimentos simples, é necessário que projetem o ambiente para construir a imagem de especialista que eles são.
Tudo isso trata de uma valorização visual com reflexos no lado profissional. A arquitetura de escritório é uma aliada na evocação da imagem pessoal, revelando as capacidades de trabalho.
Se você tem curiosidade ou quer dicas e informações sobre o mercado imobiliário diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter.