
6 fatores para manter o ambiente da sua empresa seguro
A crise de segurança que assola as cidades brasileiras tem forte reflexo na economia. Os espaços públicos cada vez mais desprotegidos inibem as pessoas de circularem, gerando um impacto negativo nos negócios.
Cada vez mais, o mundo corporativo tem ficando atento à segurança das pessoas e à proteção do patrimônio. Importar-se com isso hoje em dia é investir na viabilidade dos negócios. A segurança pública é de responsabilidade do estado, mas é possível minimizar os danos tomando medidas que tornem sua sala comercial mais segura.
Conheça seis fatores que ajudam a tornar o ambiente da sua empresa mais seguro.
Segurança é prevenção
Não adianta apenas se cercar de equipamentos e profissionais para se sentir seguro. É preciso modificar alguns hábitos para que a rotina da empresa não se transforme em uma oportunidade para bandidos. Identifique as situações rotineiras que podem deixar a empresa exposta à violência e promova mudanças significativas.
Garagem
A violência acontece quando existem oportunidades. Vemos muitas notícias de pessoas que são abordadas enquanto estacionam seus carros. Ter uma garagem privativa e oferecer serviços de estacionamento aos clientes são formas de se prevenir da violência evitando se expor nas ruas.
Sistema de vigilância
Foi-se o tempo em que vigias em ronda eram a maneira de checar se tudo corria bem no interior das empresas. Um sistema de vigilância com câmeras e monitores é capaz de cobrir todas os pontos sensíveis de uma localidade e ainda registrar imagens, o que inibe a ação de vândalos e bandidos.
Segurança patrimonial
Nunca é demais proteger o patrimônio que tanto custou para ser erguido. Empresas de segurança patrimonial oferecem toda a infraestrutura para manter ambientes seguros, desde a presença de vigilantes, a ronda motorizada em estacionamento e sistema de alarme monitorado a distância.
Controle de acesso
Cada vez mais é importante saber quem são os visitantes que adentram o ambiente empresarial. Controlar o acesso significa garantir que clientes, fornecedores e convidados estarão seguros dentro da empresa.
Iluminação e urbanização
Você já ouviu falar da teoria da janela quebrada? Pesquisadores sociais americanos colocaram dois carros idênticos abandonados, um em um bairro pobre e outro em um bairro de classe média alta. O do bairro pobre estava com a janela quebrada, já o outro estava em ordem.
Poucas horas após a abandono do carro com a janela quebrada, começou a vandalização do veículo. Roubo do que era aproveitável e destruição do resto. Enquanto isso, o carro do bairro rico manteve-se intacto por semanas. Pouco tempo depois, os pesquisadores quebraram a janela do outro carro e o mesmo aconteceu: destruição, roubo e vandalismo. Mesmo em uma localidade de elevado padrão social.
A conclusão é que a desordem causa a violência. A deterioração do ambiente, a falta de cuidados, gera a sensação de abandono e “autorizariam” a ação de bandidos. Quanto mais abandonado o lugar, mais passível de sofrer ataques.
Instalar-se em uma sala comercial em um prédio com manutenção periódica, serviço de zeladoria, bem iluminado e com área comum urbanizada aumenta a percepção de bom uso, organização e segurança. A segurança começa no lugar onde você vai instalar sua empresa. Não adianta investir da porta para dentro se o ambiente comum não toma as devidas precauções para evitar infortúnios.
Edifícios empresariais têm a vantagem de já reunir todos esses fatores como forma de proporcionar a segurança adequada a condôminos e clientes. Levar sua empresa para um deles pode ser uma solução prática para manter a companhia mais segura e tranquila.
Estamos sempre abordando temas a respeito de salas comerciais e edifícios empresariais, como segurança, potencial de negócios e oportunidades. Acompanhe-nos nas mídias sociais para ficar sempre por dentro.